quarta-feira, 6 de abril de 2011

DOIS MESES MENOS UM DIA

Faltam dois meses menos um dia para as eleições legislativas. Vai ser um tempo penoso. O PSD não descola, Passos Coelho arrasta-se em banalidades, Sócrates remeteu-se ao silêncio e prepara a artilharia. O PCP, o BE e o CDS vão ter alguma subida. Nada mais.

.

Depois haverá um governo de direita. Nessa altura já os alfaiates do FMI estarão a talhar o fato à sua maneira. O PS vai escudar-se detrás daquela inacreditável aldrabice do PEC IV e das maravilhas que nos aguardariam ao virar da esquina caso ele tivesse sido aprovado.

.

O País está de pantanas. E os centros de decisão estão longe do nosso alcance. Magnatas anónimos jogam aos dados com as nossas vidas. É assim...

.

. .
.
Por tudo isso escolhi hoje uma passagem de Ivan, o Terrível, um filme sobre o poder. Uma obra a ver nos dias que passam.

Foi realizado em 1944 por um cineasta de exceção chamado Sergei Eisenstein (1898-1948). Alguém que nunca ganhou óscares, nem baftas, nem palmas, nem ursos nem leões. Fez filmes de génio. Aliás, só fez filmes de génio.

O czar é interpretado por Nikolay Cherkasov. A música é de Sergei Prokofiev.

1 comentário:

babao disse...

Como agora nos falaste de Sergei Prokofiev...e do nosso "Coelhinho" que esta a sair a "Passos" largo da sua toca...e que tal um post infantil sobre "Pedro e o Lobo" ?
Um optima oportunidade de descobrir este puéril conto de Prokofiev...e depois os diferentes instrumentos de musica ja fazem parte do quotidiano dos portugueses.

PS Eu sei que isto aqui nao é o "Quando o telefone toca..." mas...assim como assim ; ))))