terça-feira, 1 de março de 2011

INSTITUTO GULBENKIAN DE CIÊNCIA

Nem só de más notícias se faz o quotidiano. Segundo uma prestigiada publicação, The Scientist, o Instituto Gulbenkian de Ciência (dirigido pelo Prof. António Coutinho) integra o top 10 das instituições de investigação localizadas fora dos Estados Unidos. Diz o Expresso online:
.

No IGC trabalham actualmente 83 doutorados, em 46 grupos de investigação, de 20 nacionalidades diferentes: Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Cuba, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Grécia, Índia, Reino Unido, Israel, Itália, Japão, México, Portugal, Roménia, Suécia.

O IGC é um dos principais institutos de investigação biomédica em Portugal. Foi fundado pela Fundação Calouste Gulbenkian com o objectivo de desenvolver investigação biomédica e ensino pós-graduado, e funciona como instituição de acolhimento onde grupos de investigação internacionais desenvolvem os seus projectos autonomamente, usufruindo de instalações e serviços de excelência.


TOP 10 MUNDIAL EM 2011 (exceto EUA)

.

1. University College London (Reino Unido)

2. Novartis International (multinational)

3. Biotechnology Center TU Dresden (Alemanha)

4. Max Planck Institute (Alemanha)

5. University of Queensland (Brisbane, Austrália)

6. Center for Regenerative Therapies (Dresden, Alemanha)

7. University of Dundee (Escócia)

8. MRC National Institute for Medical Research (Londres)

9. Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras, Portugal)

10. Nederlands Kanker Instituut (Amesterdão, Holanda)

.

O Prof. Baltazar, protótipo do cientista inventivo e bondoso. Foi uma genial criação de Zlatko Grgić (1931–1988) para a Zagreb Film, no final dos anos 60. Ficou-me, desde os tempos da escola primária, ligado a uma certa imagem de investigador. Como as televisões só passam sucata, é melhor espreitar-se o youtube.

Site do IGC: http://www.igc.gulbenkian.pt/

1 comentário:

Anónimo disse...

Ah pois é… o professor Baltazar é um dos “culpados” por aqueles julgamentos precipitados que, muitas vezes, fazemos, apenas baseados na imagem das pessoas :)

Tal e qual …
http://www.youtube.com/watch?v=yuPwQPYFzCk