quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PRIMEIRO O LOCAL - DIAS 2 E 3

Hoje:
.
Entre outras iniciativas, foi dia de fazer uma visita à Escola Secundária de Moura, onde está a ter início o complexo processo de renovação do edifício. Uma obra da Parque Escolar, orçada em mais de 13 milhões de euros, que dará uma nova e melhorada configuração aquele espaço. Trata-se, aliás, de uma zona, onde há uma convergência de iniciativas e de obras. Em 2013 toda esta área da cidade terá sofrido uma verdadeira e positiva revolução.
.
.
Ontem:
.
Início do seminário de encerramento do projeto SUNFLOWER, coordenado pela Câmara Municipal de Moura e no qual participaram sete países da União Europeia. Mais um passo na visibilidade externa do nosso concelho e mais um passo importante no establecimento de contactos com outras regiões e outras experiências. Palavra-passe? Energias renováveis.
.
.

8 comentários:

Unknown disse...

Boa noite

1º o Local. Até parece verdade, verdadeira...
É como dizer que a educação é prioridade. No entanto o apoio que pode ser dado aos alunos das escolas do concelho, que pouco possuem, a nível de transporte nas actividades do Desporto Escolar não é da competência dos que governam o poder local, 2º oficio da CMM. Já sei o problema é que os que necessitam deste apoio não são chamados em determinados momentos a decidir...
Em primeiro o Local? Só se for para alguns...

Anónimo disse...

Não é segundo ofício da CMM, é segundo a lei, pura e dura. A haver aqui alguma entidade que está em falta, é quem tem a obrigação de dar apoio e pura e simplesmente não dá. Por isso Francisco, peça lá explicações a quem tem de pedir e a não a quem não tem nada a ver com o assunbto.

Francisco disse...

Sr, Anónimo
A entidade a que se refere não está em falta, pois dá o € que depois nós dávamos à CMM, isto porque a CMM não deu nada, apenas recebia por um serviço prestado aos nosso filhos e que para muitos é a única possibilidade de saírem do meio em que estão inseridos e conhecerem outros locais e outros amigos. O que me espanta é que a CMM fez da Educação uma prioridade, mas assim a prioridade não é para todos… é apenas para alguns e a cedência de transporte também, para os A…. temos é que seguir a velha máxima «Se não consegues vencer o inimigo, junta-te a ele», pelo que sei é o que muitos fazem para conseguir algo para si e para os seus….. se 1º o local, que seja para todos sem excepção…

Santiago Macias disse...

Caro Francisco

Há matérias que são responsabilidade do Poder Central (da área do Governo), outras do Poder Local (designadamente das Câmaras). É uma coisa fácil de entender. Desde que se queira. E desde que não se entre pelo caminho da insinuação disparatada.

SM

Francisco disse...

Boa noite Sr. Santiago Macias:
Isso é verdade. No entanto o poder local no meu entender é aquele que está perto da realidade dos seus munícipes e por eles deveria fazer mais com que faz… isto porque o que vejo que é os transportes andarem por ai muito com excursões, equipas, … o que acho é que se há para uns (mais velhos), concordo plenamente, também deveria haver para os outros (mais novos).
No que diz respeito a insinuações disparatadas, aí penso que só não vê quem não quer, não me apetece é dar exemplos pois ficava mal aos meus conhecidos que por andam…. Um abraço e chega de conversa da minha parte, e irei continuar a andar por aí a ouvir as pessoas, ainda hoje em Grândola o que ouvi sobre Moura de quem cá nasceu e vem com frequência prova que por cá as coisas não são se pinta… Já agora nem vale a pena dizer como Moura é conhecida lá «por fora»… É verdade já tinha dito que chegava de conversa….
É pena o amigo anónimo não ter respondido, para ele também um abraço e até...

Santiago Macias disse...

Caro Francisco
Tudo depende de quem ouvimos e como ouvimos. Mas devo dizer-lhe que continuo tranquilo e convicto em relação ao trabalho que desenvolvo.
E estou de acordo que as opiniões devem, sempre que possível, ser identificadas.
Um abraço
SM

Francisco disse...

Caro Santiago
Quando se ouve de quem cá vem, de quem por cá já passou e principalmente de quem cá vive e conhece outros concelhos, dá para pensar, penso eu de que…. Como é óbvio acredito na sua tranquilidade e convicção de que tudo está bem, é o lema… Considero que a identificação total não é necessária para que se perceba que nem tudo está tão bem como fazem crer no concelho de Moura e que muito poderia ser feito para dar vida a um concelho com pouca vida, ideias? Para quê? Dizem que sabem tudo e tudo está bem…
Da minha parte chega de conversa, o tempo fará o resto…
Cumprimentos de um mourense que já teve muito orgulho em ser de Moura e que neste momento face ao que referi o orgulho é pouco.

Santiago Macias disse...

Caro Francisco
Algumas notas finais sobre este tema. Primeiro, terei sempre orgulho de ser mourense. Segundo, não sei tudo, nem estou perto disso. Terceiro, não está tudo bem (ai quem disso se convencer). Quarto, há passos importantes que têm sido dados no nosso concelho, e disso tenho tido notícias em muitos sítios. Quinto, e último, ouço com toda a atenção e tenho em conta todos os comentários, favoráveis ou desfavoráveis, ao meu trabalho.

Já agora, tive todo o prazer em publicar as suas discordâncias. Porque são diretas e não ofendem.