sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ñ

Há coisas que me deixam intrigado. Que tento descodificar e não entendo.
.
Compro o Expresso há cerca de 30 anos. Nunca o fiz por outro razão que não fosse a qualidade do jornalismo. E jamais por causa das bugigangas (mapas, CD, descontos etc.) que os jornais de há uns tempos para cá trazem.
.
A [bugiganga] de hoje ultrapassa tudo o que poderia esperar. Anunciava-se o "Mapa de Espanha 2011". Qual não foi a minha surpresa quando, ao desdobrar o dito, encontrei um mapa da Península Ibérica (avec un tout petit peu du sud de France...). A separação com nuestros hermanos é quase imperceptível graficamente. Quatro dúvidas me assaltaram: porque é que não anunciaram, simplesmente, um mapa de Portugal e Espanha? porque é que temos de estar de gatas antes os mais poderosos? alguém imagina o El Pais oferecendo um mapa de Portugal que é, afinal, o da Península? que sentido é que estas coisas fazem?
.

3 comentários:

Curioso disse...

Amigo Santiago, este post tem um bocadinho de laivos anti-castelhanos... Não te sabia assim!

Santiago Macias disse...

Laivos anti-castelhanos, AMC? Ó diabo...
Não é mesmo nada disso; logo eu, descendente de sevilhanos.
A questão é outra, e tem justamente a ver com aquilo que observei, e aprendi, desde pequeno, junto da minha família andaluza. Devemos ser afirmativos e firmes naquilo que nos diz respeito. E evitar aquele discurso tão luso do "ó sôtor, este mapinha está bem assim não está?".
Chateia-me a subserviência. Por isso me irritou o mapa. Anti-castelhano? Não preciso/não precisamos de o ser. Sê-lo já é um acto defensivo e de quem teme.

designcity disse...

A tua indignação fez-me fazer abrir o dito mapa, que estava já pronto, ainda "virgem", a ir para o porta-luvas do meu carro.
Por acaso, acho bem! Nós, tugas, estamos sempre a queixarmo-nos que os "estranjas" baralham-se um bocado quanto à Península Ibérica. Fazemos questão até de fazer um pequeno resumo da História de Portugal para dizer somos um país soberano há mais de 8 séculos e acho bem o Expresso contribuir com este "Mapa de Espanha" para esclarecer os estrangeiros (e alguns portugueses).
Tenho de escrever um mail, a protestar, para os Guias Michelin pois tenho um mapa idêntico a este mas cujo título é enganador pois diz "Portugal e Espanha"!