domingo, 27 de fevereiro de 2011

DE HESÍODO A ALBERTO GORDILLO

Hesíodo (séc. VIII a.C.) falava, na Teogonia, das Hespérides que, para lá do Oceano, guardavam maçãs e outros frutos dourados. Diodorus Siculus (séc. I a.C.) escreveu uma História Universal, onde mencionava os regatos de prata da Ibéria.
.
O extremo ocidente do mundo então conhecido era célebre pela riqueza das suas minas e pela prosperidade que elas garantiam. O trabalho dos metais está presente, desde épocas recuadas, nos nossos territórios. O tesouro do Álamo foi descoberto na freguesia do Sobral da Adiça e é hoje um dos mais conhecidos tesouros nacionais.
.
Talvez essas marcas e essas memórias estejam presentes na origem dos trabalhos de Alberto Gordillo. E na luminosidade dos seus trabalhos. Um homem que, estando há muito longe de Moura, nunca de lá saiu.
.
.
A inauguração do Museu Gordillo, que ontem teve lugar, faz com que o concelho de Moura passe a dispor de mais um equipamento de excecional qualidade. O Presidente da Câmara sublinhou bem, no seu discurso, a ligação entre Cultura, Turismo e Desenvolvimento Económico. Um ponto em que temos batido ao longo dos últimos anos. Contra ventos e marés e contra os pessimistas profissionais, sempre tão lestos a levantarem objeções. Espero bem que as suas palavras tenham sido atentamente ouvidas.
.
O Alberto Gordillo fez questão, na sua intervenção, em destacar o meu contributo aquele projeto e para o impulso dado ao museu. Não era mesmo nada necessário, como lhe disse depois. Contribuí e contribuo, como tantas outras pessoas, para que as coisas avancem. Continuarei, com a mesma convicção, a rematar processos que foram abertos e que cremos serem cruciais para o bem-estar das populações e para o desenvolvimento do concelho.

11 comentários:

Lefrontier disse...

Estive no sábado passado na inauguração do Museu Alberto Gordillo e fiquei muito bem impressionado, quer com as instalações, (vénia à senhora arquitecta que sem dúvida merece)quer com a qualidade das peças que, confesso, para minha vergonha não conhecia. Pessoalmente nunca me tinha interessado por joalharia e foi para mim uma surpresa quando, ao consultar o relógio, me apercebi que tinha passado mais de duas horas a contemplar as peças expostas, sobretudo as dos anos 60 e 70 - aparentemente, as minhas favoritas. Muito já foi dito sobre Alberto Gordillo, quando nasceu e qual foi o seu percurso pessoal e artístico; gostaria de referir outra faceta, que é (talvez) menos conhecida: durante esta semana em que privei com Alberto Gordillo diariamente, apercebi-me do ser humano por detrás do artista: um ser humano simpático, até simples no trato, abordável, excelente conversador, sem arvorar as veleidades a "celebridade" - que aliás teria todo o direito de exibir, diga-se de passagem. Nós, no Alentejo, dizemos: "boa pessoa". Vou ter saudades de conversar com ele.
Um pequeno aparte: não pude deixar de reparar que o Santiago Macias "etiquetou" este post com 3 referencias: "Moura", "património" e... "política" (?) Hum. "Política"? Fazendo minhas as suas palavras, "não era mesmo nada necessário"...Era? :>

Santiago Macias disse...

Caro Eduardo. Ponho a etiqueta "política-Moura" em todas as iniciativas que resultem da atividade política da autarquia. Na verdade, fazer ou não fazer aquele centro passou por opções e decisões políticas. A palavra tem aqui, mais que nunca, a ver com o governo da polis e não com outras questões.

francisco perfeito caetano disse...

privei já vai para mais de trinta anos agora privo menos com Alberto Gordillo.parabéns para a polis de Moura e para ele joalheiro de mérito.bem o merece.como pessoa interessada na valorização cultural e artística de Moura e do seu concelho fico ansiosamente à espera da próxima inauguração dum espaço digno de outro artista que tb. merece e Moura idem.estou a "falar" de Costa Pinheiro. aguardemos!

francisco caetano

Anónimo disse...

Opinião de "Velho do restelo";Não conheço o museu em causa.Fica para a próxima oportunidade de visita à cidade.No entanto, não resisto a colocar as seguintes interrogações de um ignorante na matéria:é mais um museu de mera exposição de peças de arte sem qualquer outra actividade cultural permanente?Qual o retorno cultural deste investimento numa cidade onde parece não existirem tradições na área em causa.Por último,qual o custo efectivo da manutenção anual do museu ?
É que em termos de cultura é necessário fazer opções, o que nem sempre é tarefa fácil.

Santiago Macias disse...

Não me parece que seja um ignorante na matéria, caso contrário não formularia as questões que coloca.
Não sendo responsável pela gestão do Museu de Moura dou-lhe, a título pessoal, o meu ponto de vista:
a) Um equipamento destes tem de ser encarado como um ponto de partida e não de chegada. Ou seja, são fundamentais as atividades seguintes e, em especial, a ligação a escolas com vocação artística;
b) Recusar o legado de Alberto Gordillo seria um erro crasso, tanto do ponto de vista político como cultural;
c) A ausência de "tradições" não pode ser argumento. Sabe quantas unidades museológicas e quantas peças tinha Mértola há 30 anos? Zero;
d) Discutiremos o custo de manutenção quando discutirmos os retornos (e, em especial, o custo de ter um edifício abandonado no emio da cidade);
e) As opções são difíceis na cultura como noutros domínios;

É estranho, mas esta argumentação é-me vagamente familiar.

Anónimo disse...

Será que toquei no chamado "nó górdio" de todas estas situações que envolvem dinheiros públicos e a sua efectiva aplicação.Verifico que o autor do blog consciente ou inconscientemente, caiu num lugar comum,o de todo o político e com lugar de responsabilidade, ter dificuldade em apresentar e justificar perante os contribuintes os investimentos feitos e o seu custo.Note-se que concordo plenamente com o que diz relativamente a Mértola.Quanto ao museu em causa fica ainda alguma coisa na penumbra.Espera-se que o "manto diáfano da fantasia não esconda a nudez forte da verdade".Em nota final direi que a última parte do comentário do autor do blog revela alguma agressividade, a qual não é boa conselheira em matéria de discussão séria e objectiva de questões da vida colectiva.

babao disse...

Rrrrrrrrrrrrrrr !!!!!!

Santiago Macias disse...

Caro anónimo
Não confundamos franqueza, ou um discurso direto, com agressividade...
E espero que não me leve a mal, nem leve isto à conta da agressividade, mas o nó górdio não se toca, desata-se.
O custo deste museu e a opção política? Sou capaz de o justificar seja onde for. Mas não é tema para um blogue pessoal. A próxima reunião de câmara é no dia 9 de março. Apareça por lá.
Cumprimentos
SM

babao disse...

Caro Anonimo, Caro Santiago,
E que tal "cortarem o nó de górdio" ?

Resolveriam um problema complexo de maneira simples e eficaz.

Anónimo disse...

Parabéns Vereador Santiago pela grande ideia que teve, de fazer este Museu.

Santiago Macias disse...

De parabéns estão o Alberto Gordillo e o nosso concelho.
A ideia não foi minha, nem foi afirmação que eu fizesse. Por isso escrevi no texto "contribuí e contribuo, como tantas outras pessoas, para que as coisas avancem. Continuarei, com a mesma convicção, a rematar processos que foram abertos".
Mas que fiquei feliz com este desfecho, lá isso fiquei.