quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PRÉMIOS

.
Não é o mérito dos trabalhos que está em causa, nem o valor dos artistas que se discute - júris qualificados debruçaram-se sobre o que estava em causa. Chame-se a atenção para os detalhes de dois prémios do mundo da Arte atribuídos no mesmo dia:
.
Turner Prize - Grã-Bretanha
Grande Prémio EDP Arte - Portugal
.
O primeiro é um prémio sobre o qual se lê o seguinte: The exhibition presents the very best of current British visual art with the intention of stimulating a lively exchange of opinions. This is your chance to discover what’s new in British art now. É definida uma short-list de quatro candidatos, que é depois votada por um júri de 5 pessoas. É o mais prestigiado prémio do mundo das artes britânico. A sessão de entrega é transmitida em directo pelo Channel 4 (este ano houve manifs e barulho, como convém no ambiente artístico). Valor do prémio: 25.000 libras (29.550 euros).
Tem um belíssimo site, onde podemos saber tudo o que é necessário saber.
.
O segundo é um prémio de carreira: Criado em 2000, o Grande Prémio EDP é uma iniciativa trienal da Fundação EDP e distingue artistas plásticos portugueses, com carreira historicamente significativa, desenvolvida em Portugal ou no estrangeiro e cujo trabalho tenha contribuído para afirmar historicamente as tendências estéticas contemporâneas. Consagração e não inovação. O júri tem 7 membros e é presidido por António Mexia. O anúncio deste ano teve direito à presença da ministra da cultura. Deu direito a 28 segundos às 20:57 (fim do telejornal, que é para onde se despacham coisas do género). Não tendo havido derramamento de sangue no local a SIC e a TVI não enviaram equipas de reportagem. Valor do prémio: 35.000 euros.
.
.
A fotografia de cima refere-se ao projecto Lowlands de Susan Philipsz (n. 1965), vencedora do Turner Prize 2010. Ver mais em:
http://www.tate.org.uk/britain/turnerprize/turnerprize2010/artists/philipsz.shtm
.
A imagem de baixo é do fotógrafo português Jorge Molder (n. 1947), galardoado com o Grande Prémio EDP Arte, e cujo trabalho já antes passou pelo blogue - ver aqui. Ver mais em:
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/fundacoes/fundacaoedp/programas/Pages/GrandePremioEDP.aspx
.
Compare-se, já agora, o destaque dado em cada site ao prémio e o tratamento que o assunto merece.
.
Nesta soma de detalhes diria que há detalhes que tudo revelam.

1 comentário:

Julia Macias-Valet disse...

Somos um pais de brandos costumes...

Aqui te deixo em troca outros dois nomes da fotografia, um homem e uma mulher :

Mathieu PERNOT (francês) & Anna MALAGRIDA (espanhola).

Enjoy !