domingo, 19 de dezembro de 2010

A DRA. HELENA ARVELOS E "A POUSADA DA SEXTA FELICIDADE"

Foi, para mim, o momento mais surpreendente da noite. Durante a cerimónia de entrega do Prémio Mourense do Ano, instituído pela Junta de Freguesia de Santo Agostinho, a médica, recentemente aposentada, confessou que a escolha da carreira profissional fora determinada, ou decidida, depois de ver o filme A pousada da sexta felicidade, uma película de Mark Robson, rodada em 1958. Relata a história verdadeira de Gladys Aylward, que, contra tudo e contra todos, se tornou missionária. Era essa a intenção da jovem Helena: ser médica missionária.
.
É muito engraçado ver como na adolescência essas histórias nos tocam e procuramos os nossos heróis e decidimos os exemplos a seguir. A vida troca-nos as voltas, mas isso é que menos importa.
.
A segunda surpresa tive-a logo de seguida quando a Dra. Helena disse que não tinha conseguido esse sonho de ser missionária, mas que se tinha tornado médica. Ora essa, Dra. Helena! Não foi missionária? Claro que foi. Não é necessário ir-se para Yuncheng ou para Lambaréné para que uma missão se cumpra. Foi, aliás, esse o espírito primeiro do Serviço Médico à Periferia, justamente recordado pelo Presidente Pós-de-Mina.
.
O tempo passou (trinta anos!), mas a Dra. Helena continua em Moura. Que fique por cá muitos mais, com o mesmo espírito e sentido de missão.
.
.
Texto do júri justificando a atribuição do Prémio:
.
O Júri de forma clara reconhece na figura de Helena Arvelos, a integridade, o profissionalismo, o humanismo e a generosidade com que se dedicou aos Mourenses ao longo da sua carreira médica.
.
No ano em que esta Mourense do coração se aposentou, acreditamos que desta forma singela mas plena de significado, agradecemos com o mesmo coração e todo o reconhecimento, a dedicação e o carinho com que Helena Arvelos se dedicou a todos nós.

3 comentários:

Santiago Macias disse...

Para o anónimo das 19.33: não perca o seu tempo, e o meu, com asneiras a propósito de terceiros.
Agradeço os votos de Boas Festas e confirmo que terei um ano de 2011 com uma série de missões. Oficiais, bem entendido.

Isabel Victor disse...

Saudações

Um enorme abraço Santiago. Grata pela recepção em Silves.


Parabéns pela excelente investigação

Santiago Macias disse...

Boa noite Isabel

Enviei mail.

Cumprimentos

SM