terça-feira, 16 de novembro de 2010

SUSTENTAR

A iniciativa, organizada pela LÓGICA E.M. e pela Câmara Municipal de Moura, tem início amanhã e termina na próxima sexta-feira.
.
É este o texto de apresentação:
.
Sustentar é a designação adoptada para uma iniciativa que tem por tema central a sustentabilidade, nas suas diversas vertentes, lançada no Brasil e promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2008 e que já concretizou, este ano, a sua terceira edição.
Fruto da colaboração dos últimos anos e de vários contactos bilaterais entretanto estabelecidos com entidades e autoridades estaduais do Estado de Santa Catarina, no Brasil, surgiu o desafio de realizar uma iniciativa irmã em Portugal, capaz de reforçar os laços de cooperação que queremos promover e de proporcionar um espaço de aprendizagem mútua numa área de importância estratégica e onde existem diferentes mas ricas experiências dos dois lados do Atlântico.
Queremos que o Sustentar de Novembro em Moura, Portugal, seja um passo importante nesse sentido centrando atenções numa área vital para a sustentabilidade, a energia.
A experiência de Moura neste domínio, através das concretizações já conseguidas e dos projectos em marcha, tal como a experiência de Santa Catarina na área das energias renováveis proporcionam o espaço ideal para que se possa promover um debate rico, assente em dados e projectos concretos a decorrer nos respectivos territórios, capaz de abrir caminhos de cooperação de interesse mútuo, no sentido da promoção do desenvolvimento que, para o ser efectivamente, terá de ser sustentável.
Para além das experiências em curso e do conhecimento acumulado quer em Portugal quer no Brasil em áreas tão diversas como a energia solar ou os biocombustíveis, o facto de estarmos perante uma iniciativa que junta comunidades que partilham, para além de boa parte da sua História, a mesma língua, levou mais longe a ambição de poder proporcionar a diferentes comunidades lusófonas a discussão e o debate em torno da temática da sustentabilidade e das energias renováveis, pelo que passou a fazer parte dos objectivos desta iniciativa a participação, sob diferentes formas, dos países africanos de língua oficial portuguesa.r
Do programa que propomos, para além do ciclo de painéis temáticos, destacam-se as visitas técnicas a instalações associadas a investigação neste domínio, a centros electroprodutores de diferentes dimensões e a partir de diferentes fontes, uma mesa redonda alargada ao espaço lusófono, bem como um programa cultural que queremos demonstrador do património da nossa terra.
Muitos e bons motivos para aceitar e levar por diante o desafio lançado ao Município de Moura em final de Maio, no encerramento do Sustentar 2010, em Chapecó, Santa Catarina, Brasil.
.
Programa e demais documentação em http://www.sustentar.info (página web da iniciativa)
.

4 comentários:

babao disse...

Ôba !!!

Rui Gato disse...

Pena que a feira não se prolongue durante o fim de semana...assim é dificil participar!!!

Anónimo disse...

O cartaz é absolutamente fabuloso e vem na linha do execelente trabalho que o município de Moura tem sabido dinamizar em torno desta vertente das renováveis.
Vejam lá as voltas que o mundo dá: os comunas a cooperar estreitamente com a iniciativa privada, gerando riqueza e postos de trabalho, enquanto os neo-liberais do PS, (no país e quiçá em Moura), apenas sabem gerar desemprego.
Força pessoal.
Saudações Serranas

babao disse...

O anonimo Serrano tem razao o cartaz é muito bom.