domingo, 7 de novembro de 2010

MÉRTOLA - 30 ANOS DE HISTÓRIA

Foi ontem o almoço dos 30 anos do projecto de Mértola. Na realidade, são mais 32 que 30 (a primeira campanha de escavações teve lugar em 1978), mas trata-se de uma questão de coerência. Já em 2000 tinhamos celebrado os 20 anos...
.
Faltava muita gente da fase heróica (entre o início e 1986, sensivelmente) e isso deixou-me uma sensação de desconforto que não consegui ultrapassar ao longo da tarde. Os telefonemas que fui recebendo dos que não puderam vir só agravaram o dia.
.
Está na altura do balanço.
.

.
Esta imagem, quase oriental, do barco que desce o rio é uma das minhas preferidas. Podia ser um dhow e, não fora o ambiente mediterrânico, estarmos muito longe de Mértola.

2 comentários:

babao disse...

Também la estive no verao de 1984 ou 1985 ???

Mas nunca fiz parte do "Projecto de Mértola", dei apenas uma ajudinha na realizaçao de um inventario de arte sacra do concelho...foi assim mais bem uma auditoria sacramental : ))

Espero que à sobremesa tenham comido figos, como aqueles deliciosos que havia na figueira do Dispensario.

Anónimo disse...

Pois é Santiago. As opções politicas de cada fundador não deviam ter sido motivo para afastamentos.Quando se convida toda a gente e se ignora O Jorge Pulido tanto para Clube Nautico como Campo Arqueologico é um péssimo sinal de quem quer aglutinar vontades. Quando se pretende e insiste em falar num projecto "Mértola" sem nunca se ter explicado o que era para além das questões históricas e ligando esse projecto sempre aos executivos comunistas com intuito de pôr de parte todo o trabalho dos socialistas, será sempre dificil alargar a base de apoio que devia de existir em particular ao Campo Arqueologico.
Todos sabem que o Santiago gostaria que assim não fosse e que a hostilização que o Claudio continua a fazer à Autarquia, sem motivo para isso, não contribui para um bom ambiente.