sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CASTELO DE MOURA - DEPOIS E ANTES

Os trabalhos tiveram lugar entre 16 de Junho e 16 de Julho e entre 11 de Outubro e 5 de Novembro. Ao todo, 42 dias úteis. O projecto, plurianual, é financiado pela Câmara Municipal de Moura e integra-se nos projectos do grupo de investigação Archaeology and Spaces in Medieval and Modern Times do CEAUCP/CAM.
.
Optou-se por uma intervenção no centro da alcáçova, numa área onde se pensava não existirem constuções anteriores ao século XVII. Essa hipótese veio a ser confirmada pela evolução dos trabalhos. Nos últimos dias, a identificação de uma casa do período islâmico veio reforçar a componente medieval do projecto.
.
As escavações arqueológicas no Castelo de Moura serão retomadas em 4 de Abril de 2011 e prolongar-se-ão até 1 de Julho. Uma campanha mais prolongada, que permitirá resolver dúvidas e apontar caminhos para a integração das estruturas arqueológicas no percurso de visita do castelo. Participarão na campanha de 2011 alunos do Mestrado em Arqueologia e Território da Universidade de Coimbra.
.
Aqui ficam duas imagens da alcáçova (início e fim da campanha), um pouco ao jeito daqueles infalíveis produtos capilares, qua garantem frondosas cabeleiras aos calvos mais convictos.
.

10 comentários:

pinto disse...

Santiago queria aumentar as fotos mas não consigo. Excelente trabalho parabéns

Lurdes Rebocho disse...

Parabéns pelo trabalho realizado.
Foi encontrado (ou está previsto para futuras campanhas) espólio osteológico humano?

Cumprimentos

Lurdes Rebocho

Santiago Macias disse...

Boa noite

Esclarecimento 1:
Vou enviar para o teu mail imagens com mais definição.

Esclarecimento 2:
Não há, no castelo, áreas funerárias, pelo que é pouco provável a localização de espólio osteológico humano.

Obrigado pelo interesse.

ARC disse...

Caro Santiago

Parabens pelo bom trabalho. Moura precisava de um projecto destes para entender como se processou a islamização neste território "Chave" do Garb, que vai ajudar a entender melhor Alcácer.
Cumprmentos
António Rafael Carvalho

AM disse...

Bom trabalho claramente visto, passe a redundância. Por curiosidade, significa que não existem outras camadas humanizadas em épocas anteriores à islamização, ou não está projectado baixar o nível de pesquisa?
Cumps.

Anónimo disse...

Parabéns por mais um grande e interessante trabalho.

Santiago Macias disse...

Amigo Montezo

O projecto tem como objectivo o período medieval, sem excluir outros níveis de ocupação mais antigos. São opções a ponderar à medida que os trabalhos se vão desentolando.

Abraço
SM

Anónimo disse...

Somos uma grande equipa, estamos de parabéns, este ano valeu a pena...

Santiago Macias disse...

Somos, seguramente, uma equipa esforçada. Valeu a pena este ano e o mesmo pode ser dito para 2002, 2003, 2004, 2005, 2007 e 2008.

Anónimo disse...

"somos uma equipa esforçada" Estás a falar do Benfica? LOL