sexta-feira, 29 de outubro de 2010

QUEST


.
.

Minha aldeia é todo o mundo.
Todo o mundo me pertence.
Aqui me encontro e confundo
com gente de todo o mundo
que a todo o mundo pertence.
.
Bate o sol na minha aldeia
com várias inclinações.
Ângulo novo, nova ideia;
outros graus, outras razões.
Que os homens da minha aldeia
são centenas de milhões.
.
Os homens da minha aldeia
divergem por natureza.
O mesmo sonho os separa,
a mesma fria certeza
os afasta e desampara,
rumorejante seara
onde se odeia em beleza.
.
Os homens da minha aldeia
formigam raivosamente
com os pés colados ao chão.
Nessa prisão permanente
cada qual é seu irmão.
Valências de fora e dentro
ligam tudo ao mesmo centro
numa inquebrável cadeia.
Longas raízes que emergem,
todos os homens convergem
no centro da minha aldeia.
.
António Gedeão (1906-1997)

.

No termo de uma semana difícil e contraditória o balanço oscila entre o Road to Nowhere e a Minha Aldeia. Entre procuras, caminhadas, certezas e dúvidas se faz o tempo.

Road to Nowhere é um brilhante tema dos Talking Heads e saiu no ano em que estava a terminar a faculdade, faz agora 25 anos. O poema de António Gedeão é simbles e bonito, embora ele não seja um autor do cânone - diz uma amiga minha que sabe de literatura e eu acredito nela.

2 comentários:

Anónimo disse...

O poema não conhecia, mas já tinha saudades deste Road to Nowhere. Com ou sem compressão espaço-tempo, acabei de fazer uma viagem ao passado.

Mayakovsky's Girl disse...

"Uma na Bravo, outra na Ditadura"

O grande problema desta brilhante música dos Talking Heads é adivinhar a situação presente para os que feliz/infelizmente nasceram na condição "Uma na Bravo, outra na Ditadura", ou seja década de 70 em Portugal.

http://www.vimeo.com/13589288

Há apenas 3 soluções para viver:

1. Não ser uma formiga no carreiro;
2. Continuar a acreditar na mudança e no que se PENSA;
3. Não ter medo e continuar a andar.

As soluções para sobreviver e ter sucesso(que é um género muito mais perto do vegetal do que animal):

1. Nunca dizer que NÃO.
2. NÃO PENSAR PELA PRÓPRIA CABEÇA nem emitir opiniões. (este é um ponto fulcral da nossa sociedade.)
3. Não pensar de todo....

http://www.vimeo.com/13613614
http://www.vimeo.com/13621982