quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ESCOLA SECUNDÁRIA DE MOURA: SEGUNDO FÔLEGO

As imagens não são muito grandes e o melhor é ver o site do arquitecto responsável pela intervenção (cf. infra). De que se fala? Da obra de renovação da Escola Secundária de Moura, promovida pela Parque Escolar e que resultará numa melhoria significativa das condições de trabalho para todos os que laboram naquele espaço. Obra ambiciosa - orçada em 13 milhões de euros -, à altura da história e da tradição daquele estabelecimento de ensino.
.
A escolha de Nuno Lopes para liderar este processo parece-me muito feliz. Conheço o trabalho do Nuno em diversas regiões do país - com destaque para a liderança do processo de classificação do Pico a Património Mundial e para intervenções arquitectónicas como o Centro de Interpretação dos Capelinhos. E destaco também a sua passagem por Moura, onde, há poucos anos, se encarregou do processo de alteração ao Plano de Salvaguarda do Centro Histórico. Trata-se, pois, de um regresso.
.
A Escola Industrial e Comercial de Moura - era esse então o seu nome - começou a funcionar naquelas instalações no ano lectivo de 1963/64. Tinha então capacidade para 800 alunos. O funcionamento permanente era assegurado por 33 professores, 2 funcionários administrativos e 8 auxiliares de acção educativa (nessa altura chamavam-se contínuos/as e uma delas era a minha mãe). Uma realidade que, bem entendido, nada tem a ver com a dos nossos dias.
.


Ver o site do arq. Nuno Lopes: http://www.nurilo.com

assim como, evidentemente, o site http://www.esmoura.com/ e o blogue da Escola http://esmoura.blogspot.com/

2 comentários:

amarelejando disse...

Que boa notícia, fico muito feliz, afinal esta também foi a minha escola durante os anos 1988-1994. Que saudades desses tempos! Ainda hoje conservo muitas das amizades feitas nessa escola, tantas recordações boas.

Anónimo disse...

Muito sinceramente a verba a investir parece-me um exagero. Sobretudo tendo em atenção o contexto.