sábado, 25 de setembro de 2010

PRIMAVERA NO OUTONO

.
Foi um quase milagre matinal. Habituado a ver comédias rasca nos autocarros para Beja fui brindado, pelas 9.30, com um filme que não conhecia e de que não tinha ouvido falar,
Primavera no Outono, película checa, de Vladimír Michálek. Dois velhotes divertem-se a fazer pequenas partidas, transformando os últimos tempos de vida num animado ajuste de contas com o mundo. A mulher de um deles representa um aborrecido bom senso, obcecado com a ideia da morte. A sombra da morte perpassa por todo o filme e a leitura da última sequência não deixa de ser algo enigmática.
.
Agora que chega o Outono, ainda bem luminoso e de tons dourados, e quando todos precisamos já de um sol mais quente, vale a pena ver pequenas jóias como este Primavera no Outono. Não surpreende assim tanto que a obra seja checa, cuja filmografia nos tem brindado ao longo dos anos com grandes criadores e com grandes filmes. Dos meus tempos de juventude recordo Limonada Joe, uma genial paródia aos westerns, da autoria de Oldrich Lipský.

.
O filme está disponível (3,90 € !) em www.wook.pt. Os horários dos expressos estão em www.rede-expressos.pt. Pelo sim, pelo não, vou mandar-lhes um mail de parabéns pela escolha do filme. Pode ser que isso inspire novas e felizes escolhas.

3 comentários:

babao disse...

Podes ver filmes nos autocarros entre Beja e Mértola ???

Sorte a tua ! Entre Lisboa e Moura a unica coisa que se tem direito é à Radio Renascença e ao toque constante dos telemoveis dos viajantes : ((

Pede por nos à Rede Expressos uma peliculas também para os Mourenses, please...

Santiago Macias disse...

Entre Lisboa e Beja.

babao disse...

Entao e porque é que nos nao temos direito a nada entre Lisboa e Evora !?

It's an injustice : ((