terça-feira, 14 de setembro de 2010

O RETRATO DO DR. GACHET

.
Esta versão do retrato do Dr. Gachet (há outra no Museu de Orsay, da qual gosto mais) foi pintada por Vincent Van Gogh (1853-1890) pouco tempo antes de morrer. Van Gogh pôs termo à vida aos 37 anos.
.
O quadro, que não trouxe felicidade nem fortuna ao seu autor, foi vendido em 1990 por 82,5 milhões de dólares (o equivalente a 139 nos dias de hoje). É a quarta pintura mais cara do mundo.

5 comentários:

Papideu disse...

Onde está o "gosto" como no facebook? Só isso. Sem mais...

Curioso disse...

Por essa e por outras é que o pessoal não comenta este tipo de post.

P.S.: Já visitei o Museu Van Gogh e fiquei com a nitida sensação que o homem pintava muitas vezes sob o efeito do absinto, do qual era um bom "apreciador"... Mas isso sou eu a falar que não percebo nada de arte, claro!

Papideu disse...

O que vi de Van Gogh foi na National Gallery e no Museu d'Orsay há muitos anos. Lembro-me de ficar neste ultimo hipnotizado mais de dez minutos em frente à "Igreja em Auvers". Não sei se ele tomava absinto, mas gosto de pensar que as artes não são algo que só uma suposta elite tem capacidade de compreender. Sendo as artes reflexo do homem e da sociedade não posso concordar numa perspectiva elitizada das coisas, porque senão acreditava nos museus como sarcófagos de coisas mortas. Daí que para mim um simples gosto ou não gosto sejam a homenagem mais sincera a algo que nos toca ou não.

Calandrónio disse...

Que cada um, artista ou não, beba, fume e dê cabo da sua própria vida, que temos nós a ver com isso, desde que não nos prejudique... porém, a verdade, é que nas melhores produções intelectuais e artísticas chegam a entrar muitos dos vícios que a sociedade condena - o álcool, o tabaco e as drogas. A sociedade condena, mas investe (embora possa não gostar), valorizando paradoxalmente os dramas vividos por uma parte razoável dos escritores e dos artistas.
Por outro lado o valor atingido por algumas obras de arte é imoral perante as necessidades sociais.A maioria da arte contemporânea é uma treta e ninguém diz que o rei vai nu.

Anónimo disse...

a grande maioria das pessoas com cultura conhecimentos ou sensibilidades artísticas e são poucas muito poucas ficam extasiados perante van gogh monet manet que amiúde confundem lá falam do picasso confundindo-o com um qualquer "abstrato".estagnaram nos finais do século XIX princípios do XX e daí não arredam. era como se esses doutos homens e mulheres da cultura em termos de literatura só se conhecesse o victor hugo o balzac o eça um pouco de júlio diniz e dpois perorasse que a literatura contemporânea é uma merda.para aqueles mais "espertos" e avisados saltam que nem uma corça do século XIX/primeiro quartel do XX para a fotografia e ficam descansados e contentes com eles mesmos pois assim dão um ar de "modernaços". stultorum honor inglorius.em latim para dar um ar de intelectual.

francisco caetano