domingo, 5 de setembro de 2010

FESTA DO "AVANTE!"

.
Os sites dos jornais mantiveram-se silenciosos, a SIC e a TVI falaram da Festa ao sétimo minuto do telejornal, a RTP ao décimo segundo. Dois minutinhos em cada estação e toca a andar. Duas estações de televisão dedicaram-se a dar mais destaque ao picnic de um líder partidário no rio Tejo. Nada de novo. Embora, do ponto de vista informativo, as opções sejam questionáveis quando estamos a falar de um dos mais importantes eventos culturais e políticos do País. Leiam-se os textos de São José Almeida e de Henrique Raposo na imprensa da semana para se entender a forma distorcida, a roçar o folclórico, como somos vistos.
.
Estas coisas não desmobilizam. Muito pelo contrário. Não há Festa como esta? Não há, nem haverá.

10 comentários:

Rita Custódio disse...

Acabada de chegar de 3 dias na atalaia e não há mesmo festa como esta!

Papideu disse...

O que eles não querem é dizer a verdade. Não gostariam que assim fosse, mas assim é: é que o Partido tem crescido a nível de eleitorado nos últimos anos. Isto para além desse facto incontornável; de ser a festa de maior dimensão e maior relevo cultural do país para a raiva surda de quem não gosta do PCP. Levei lá um camarada castelhano e outro asturiano. Encantaram-se com tudo.Ora ainda bem.

Miguel Serra disse...

Este ano, impossibilitado de ir à Festa do Avante, tentei acompanhar pela imprensa o que aí se passava no dia a dia. Resultado...um vazio... e não foram só as televisões.
Nota: só a parte cultural/musical já justificava algum acompanhamento da imprensa como fazem com outras iniciativas.

Anónimo disse...

Nunca niguém terá a noção do ambiente e do mar de gente que todos os anos passa pela festa do Avante, a menos que constate esse facto ao vivo e a cores. Felizmente não há melhor cartão de visita que o testemunho dos que por lá passam, anualmente, e esses, a comunicação social não consegue silenciar, fingir que não existem ou considerá-los como espécie em vias de extinção por já terem todos ultrapassdo os 90 anos de idade.
Ainda ontem achei piada a uma visitante da festa quando ao passar por ela um carro da TVI, fez a seguinte observação direccionada ao jornalista: "...E amanhã já podes dizer que tudo aquilo que viste aqui hoje, é mentira!" Pois é! Por mais que mandem retirar cartazes, por mais que a comunicação socil finja que os comunistas não existem, é nos contextos adversos que se ganha um maior ânimo para resistir. E se resistir é já vencer, xeque-mate! :)

Daniel Santos disse...

acho que na RTPN e SICNoticias passaram o discurso de Jerónimo em directo.

Anónimo disse...

A imprensa possivelmente não acompanhou, porque já sabe a cassete de cór. Isto é, quem viu uma edição da festa do avante, viu-as a todas, passadas e futuras.
Mudem a cassete e pode ser que assim a imprensa e não só se interessem por esse evento.
Ao contrário do que as gentes do PCP pensa, mudar não é um retrocesso, chama-se evoluir.

oasis dossonhos disse...

http://aguasdosul.blogspot.com/2010/09/festa-do-avante-por-cada-camarada-mais.html

Anónimo disse...

"Esta é a realidade que aqueles que nos atacam com velhos e estafados chavões se recusam a reconhecer, a realidade que é o mais poderoso libelo acusatório contra a sua ideologia, as suas opções de classe e o sistema que está a conduzir a Humanidade a um beco sem saída. Por isso, as classes dominantes lançam-se, como alertámos há exactamente um ano aqui mesmo, numa perigosa e criminosa fuga para a frente face ao aprofundamento da crise(...)"

Excerto do discurso de Jerónimo de Sousa, Festa do Avante 2010.

Anónimo disse...

gdcpsafara.blogspot.com

Anónimo disse...

Anónimo das 20h50, quando conseguir explicar, em concreto, onde é que o PCP focou parado sem recorrer à sua cassete, talvez nos possamos entender. É que essa cassete dos retrocessos, da falta de evolução, dos velhinhos que supostamente não estariam cá desde 1974, começa já a ganhar um certo mofo.