segunda-feira, 16 de agosto de 2010

BETIS Y SEVILLA

A história passou-se na temporada de 1967/68. Aquilo estava a correr francamente mal lá para os lados do Guadalquivir. O Betis e o Sevilla ocupavam os dois últimos lugares da tabela da 1ª Divisão. Se há coisa que os andaluzes, e os sevilhanos em particular, nunca perdem é o sentido de humor. Os dirigentes do Betis enviaram aos seus rivais de sempre um cartão onde se lia BETIS - Bajaremos Esta Temporada Irremediablemente a Segunda. Os do Sevilla não se ficaram e mandaram outro cartão de volta: SEVILLA - Seguiremos Ese Vuestro Itinerario LLegaremos Antes. De facto, baixaram ambos de divisão.
.
Moral da história, e dos dias recentes: é melhor levarmos as coisas com calma e não nos rirmos das desgraças dos outros...
.
.
O Sevilla tem uma massa associativa um tanto burguesa, o Betis - que inclui no nome aquele delicioso arcaísmo de Balompié - é mais popular. À boa maneira do sul não partilham espaços: cada um tem o seu estádio. Os primeiros jogam no Sánchez-Pizjuán, os segundos no Ruiz de Lopera.
.
Sites dos clubes: http://www.sevillafc.es/ e http://www.realbetisbalompie.es/

3 comentários:

Anónimo disse...

Curiosamente o Bétis tem uma claque com bastantes elementos de extrema-direita e o Sevilha tem uma das poucas claques de Antifas da Europa. Com eles o Celta de Vigo, o Livorno, o Arsenal e mais uma francamente minoritária, mas orgulhosa fatia.

Anónimo disse...

¡Viva er Betis manque pierda!
1Ge2r

Anónimo disse...

er = el
1Ge2r