quarta-feira, 7 de julho de 2010

AMAPOLA

Na véspera da final do Campeonato do Mundo de Futebol de 1990 pudémos assistir, em directo, a um espectáculo verdadeiramente invulgar. Nas termas de Caracala, em Roma, três dos maiores tenores do mundo, Josep Carreras, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo, deram um recital, onde se misturavam canções populares e conhecidas árias de óperas. Foi o início de um percurso em comum que chegou aos quatro cantos do mundo.
.
Escolhi esta Amapola, não só porque gosto da canção, e da limpidez da voz de Carreras, mas também por causa desse outro show à parte proporcionado pelo desempenho do maestro Zubin Mehta. É sempre estimulante ver pessoas que gostam do que fazem, que o fazem bem, e que ainda se divertem imenso com isso.
.

.
O espectáculo das Termas de Caracala teve lugar em 7 de Julho de 1990. Faz hoje 20 anos.

3 comentários:

babao disse...

A minha flor do campo preferida !

Anónimo disse...

Outro momento memorável: Freddy Mercury e Montserrat Caballé, Barcelona, abertura dos jogos olímpicos. Recorde-se que a canção "Barcelona" foi composta por Mercury, que também foi responsável pelos arranjos juntamente com Mike Moran, que dirigiu.
A propósito dos 3 tenores: a canção Granada de Agustin Lara está disponível no Youtube em várias versões. Já a ouvi cantada pelos três, mas a minha preferida é a de Josep Carreras. A de Domingo é aceitável e a de Pavarotti é execrável, fruto de uma orquestração (quem seria o esperto?) light e em ritmo acelerado, com soluções harmónicas que transformam os compassos dramáticos em românticos e os românticos em pop anos 80 (sem ofensa...)
Resumindo: Carreras, por supuesto.
Zubin Mehta, sempre.
JCL

Anónimo disse...

españa 1- alemanha 0.
VIVA ESPAÑA."campeona" do mundial.espero.
caetano