terça-feira, 8 de junho de 2010

LÁ VAMOS, CANTANDO E RINDO

Mais de 1200 crianças do agrupamento de escolas de Aveiro vão participar, amanhã, num projecto escolar destinado a reviver os últimos cem anos da história portuguesa.
.
Uma parte dessas crianças irá disfarçar-se com as fardas da Mocidade Portuguesa, uma organização juvenil dos tempos do fascismo. A carnavalização da História é um dos nossos tópicos preferidos. Não se aprende nada mas é giro. Com a candura típica dos simplórios a responsável afirmou que “nada neste projecto leva para ideias de fascismo”, adiantando que “as coisas são trabalhadas nas escolas com dignidade e muito sentido de responsabilidade”. Tenho a certeza, como é evidente, que a profª. Joaquina Moura também vai explicar à garotada o que era a PIDE, a censura, o Tarrafal, o estatuto do indígena. Mais os 10.000 jovens portugueses falecidos na Guerra Colonial. E, já agora, o 25 de Abril de 1974. Vai explicar essas coisas todas, não vai sra. professora? Tenho a certeza que sim.
.

12 comentários:

Anónimo disse...

Onde é que a professora foi desencantar as fardas? Alguém as tinha em casa? Talvez os avós dos meninos, que os pais é impossível...Ou será que voltaram a fabricar-se?
Seja como for a professora tem razão: é um arbitrariedade associar a Mocidade Portuguesa ao fascismo!Ou Eusébio ao Benfica, Camões aos Lusíadas, Pessoa à Mensagem. Ou Amália ao Fado.
Que existe, e é triste. Sorte a nossa que a D. Joaquina trabalhou com "dignidade". Não é muito, mas consola.
JCL

Anónimo disse...

Bonita foto.

Há que prefira as fotos de hoje com os putos a fazerem piretes aos professores, aos pais e aos avós.

LT

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 12:49:
Os que preferem as "fotos de hoje com os putos a fazerem piretes aos professores, aos pais e aos avós" são os mesmos craques das "ciências da educação" que têm vindo a destruir o ensino público e que não encontram mal nenhum - ora essa! - em fardar crianças com símbolos do fascismo. São os mesmos! Alguns muito bem disfarçados, mas são os mesmos.
JCL

Anónimo disse...

... o "Lá Vamos Cantando e Rindo" de outrora foi, a coberto das mais amplas liberdades e da Democracia, substituído por "Lá Vamos Xutando e Roubando" ... mas, não se trata de um problema de Democracia, mas de uma esquerda recalcada, que se vendeu, que perdeu o norte e os princípios ... de uma esquerda amariconada, de uma esquerda merdosa e medrosa ... de uma esquerda que não passa de uma falácia, de uma esquerda de golpe de baú ...
... se a Mocidade Portuguesa é um símbolo do Fascismo, a geração rasca é um símbolo do quê??? ... mesmo sem ter sido da Mocidade Portuguesa, teria mais orgulho em pertencer à MP do que à geração rasca ...

LT

Santiago Macias disse...

Francamente, LT...
Tanto azedume para quê?
E sendo de esquerda não me revejo em nada do que diz. E esquerdas há muitas. Bom, algumas, pelo menos.

jpt disse...

sempre deu para descobrir este blog

babao disse...

"La vamos, cantando e rindo"...DE QUÊ ?

Anónimo disse...

Que pena LT que não tenha pertencido à MP, estaria menos azedo.
Que pena que não tenha ido à guerra das colónias, poderia estar menos inteiro ou menos vivo do que está para dizer mal da esquerda.
É que as duas coisas andam ligadas, ou não?
E o que é isso da geração rasca? Caramba, você tem todos os "clichés" que por aí andam metidos na cabeça.
Mas não desanime, que isso trata-se e às vezes tem cura, outras não.
EG

Anónimo disse...

Hoje é dia 10 de Junho, dia da Pátria, dos Combatentes e das Comunidades Portuguesas.

Viram na RTP1 os Paraquedistas a desfilarem e a cantarem Mãe Pátria ??
... eu sei que há alguma gentalha que preferiria que eles fossem a cantar o I Will Survive ou o YMCA ...
e com este novo tipo de pensadores e pensadoras não nos tínhamos tornado independentes. Em Aljubarrota fugíamos a 7 pés, em Santo Aleixo da Restauração travestíamo-nos e divertíamos os Espanhóis, sentavamo-nos e não tínhamos construído as Linhas de Torres, não tínhamos ido a caminho da Índia, nem tínhamos metido a pirataria do Índico na ordem ...

Deus protege os audazes e dos fracos não reza a história.

LT

anamarafada disse...

De repente LT perdeu toda a graça que lhe achava... Tss! Tss!

Anónimo disse...

... Anamarafada, não me diga que a carapuça lhe serve ...

tss tsss

LT

anamarafada disse...

Há carapuças de todos os tamanhos sabia?
Mas não! Não tem a ver com a carapuça, nem com o tamanho ou formato da mesma! Mas deixei de lhe achar piada! Pronto!
Até porque falar da geração rasca em oposição à mocidade portuguesa é um raciocínio que não lembra a ninguém. Ou quase ninguém...
Eu só conheço é pessoas rascas, governantes rascas e ideias rascas.
E não, não se trata de preferência por fotografias de putos a fazerem piretes aos professores ou aos pais. Nem preferências musicais.
A questão é bem mais profunda e você sabe isso, não é assim?