sexta-feira, 18 de junho de 2010

JOSÉ SARAMAGO (1922-2010)

Faleceu hoje José Saramago, nome maior das literaturas portuguesa e universal. Foi Prémio Nobel da Literatura e somou distinções nos quatro contos do mundo. O Expresso chama-lhe, com justiça, "um símbolo português". Escreveu e traduziu. Foi jornalista. Foi um cidadão notável, solidário e empenhado. Era militante do Partido Comunista Português.
.
Vi-o apenas uma vez, na Feira do Livro de Mértola, em 1991. Recordo um jantar de grande cordialidade, a desmentir a maneira de ser difícil que muitos lhe apontavam. Recordo, em especial, o grande e sentido elogio que fez ao Miguel Rego pela apresentação feita do conjunto da sua obra. Foi o cabo dos trabalhos para os apresentar, porque o Miguel fugiu depois de ler o texto...
.
Não sendo um apreciador indefectível e em toda a linha do estilo de escrita de José Saramago, tenho o seu Memorial do Convento como uma das obras chave da minha vida. Portugal perde um dos seus melhores. Disso não tenho dúvidas.
.
.
Uma nota espantosa, quase sórdida, e que diz muito do que é a nomenclatura jornalística dos nossos dias. O Público apresenta, a propósito do falecimento de José Saramago, declarações do Presidente da República, do Primeiro-Ministro, do Ministro dos Assuntos Parlamentares (!?), de Passos Coelho, do CDS-PP e do BE. Não sei porquê, mas acho que falta ali alguém. Mas pode ser só impressão minha, claro...

4 comentários:

AF Sturt Silva disse...

Perdemos um dos maiores seres humanos do século XX,isso tenho certeza.

amarelejando disse...

Afastada dos media durante todo o dia, só agora sei da notícia.
É sem dúvida uma grande perda, hoje Portugal e a nossa cultura fica (ainda)mais pobre. :((

Curioso disse...

Pois para mim, a obra que me marcou mais foi "Ensaio Sobre a Cegueira". Um livro com uma mensagem social muito peculiar.

É curioso como os governantes do PSD que em 1991 (ou 1992, não tenho a certeza) censuraram e repudiaram Saramago não têm pejo em falar do Homem e a sua obra na comunicação social.

Anónimo disse...

Estou triste! Soube agora do desaparecimento de José Saramago - grande vulto da literatura portuguesa. Sou leitora assídua de Saramago desde a minha adolescência, conheço muito bem a sua obra. Adoro a sua escrita. Este escritor inventou uma nova maneira de escrever que veio revolucionar a literatura portuguesa.
A melhor... homenagem que posso fazer é dizer-lhe:
"Muito Obrigada pela obra que nos deixou!"
A obra que mais me marcou foi Levantado do Chão.
"Um escritor é um homem como os outros: sonha. E o meu sonho foi o de poder dizer deste livro quando o terminasse: isto é o Alentejo." José Saramago sobre a importância da escrita de Levantado do Chão(1980)

Arminda Palma