quinta-feira, 3 de junho de 2010

JOÃO AGUIAR (1943-2010)

Calou-se hoje a voz de João Aguiar, jornalista e escritor. A homenagem que lhe rendo é a do leitor que, como tantos outros, lhe admirava a criatividade.
.
João Aguiar nunca soube, claro está, que a minha primeira incursão no domínio das exposições foi feita sob o signo de um dos seus livros. Em 1987 comecei a preparar aquilo que viria a ser Moura na época romana. A minha amiga Susana Correia aconselhou-me a leitura de A Voz dos Deuses (Memórias de um companheiro de armas de Viriato). Assim descobri um grande romance histórico contemporâneo, que me serviu para uma visita sensorial aos tempos da romanização. E que ajudou no percurso de construção dessa exposição. Tornou-se-me então claro que a explicação da História para um público não especializado teria de passar, na medida do possível, pela criação de imagens visuais que fizessem as pessoas recuar no tempo. Recordo, na Voz dos Deuses, a imagem impressiva da descrição dos povoados pré-romanos e a forma como entramos no quotidiano dos sítios. Lembro-me de ter pensado "exactamente, João Aguiar, é isso que eu preciso e você acaba de me dar a chave para resolver o problema".
.
Que melhor homenagem podemos render a um escritor do que lhe dizer "obrigado, a sua obra, além de bem escrita, foi para mim uma enorme ajuda"?
.
.
Fotografia: http://www.flickr.com/photos/aps2007/

1 comentário:

oasis dossonhos disse...

Santiago:
Que bela homenagem!
Abraço
Luís