segunda-feira, 31 de maio de 2010

PUBLICIDADE SALOIA

Confesso a quem passa por este blogue que a surpresa não foi por aí além. Não fiquei surpreendido pelo mar de gente que encheu, várias vezes, a Avenida da Liberdade (quando Carvalho da Silva, último orador, iniciava a sua intervenção, ainda estava manifestantes a sair do Marquês de Pombal!), nem pelo tratamento que alguns orgãos de comunicação deram ao tema. O jornal com uma perspectiva mais abrangente do assunto foi, de longe, o Diário de Notícias. O Público mostrava, no centro da reportagem, uma fotografia com grande destaque. Onde se via uma imagem do pequeno grupo de manifestantes do Bloco de Esquerda. Publicidade subliminar? Saloiice editorial? Podem cruzar as várias possibilidades sff.
.
O Público on-line de hoje dá voz a João Proença. Não encontra este líder sindical melhor coisa para dizer que a manifestação “não teve eventualmente a adesão que os organizadores esperariam”. Pergunto-me se estaremos a falar da mesma manifestação. E João Proença até nem é o mais destacado serventuário do poder. Pelo menos no que à administração pública diz respeito, esse lugar vai inteirinho para Nobre dos Santos.
.
.
Fotografia do site da CGTP: www.cgtp.pt

4 comentários:

Anónimo disse...

... sobre outra publicidade saloia, aqui vêm as notícias do outro lado do atlântico ... e a "digressão" foi um bocado atribulada ...

tss tsss
LT

http://www.alagoasnoticias.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1125:visita-acaba-mal-encontro-com-chico-buarque&catid=37:mundo&Itemid=50

Teresa Sindicato disse...

Os noticiários televisivos optaram pela expressão "a CGTP diz que... estiveram 300 mil na manifestação"

Em termos de jornais impressos coube de facto ao Público o Prémio Jornalismo ao Serviço do Capital.

A reportagem de Domingo é hilariante. Suportada pelas opiniões de um professor do ISCTE e a uma antiga contadora de manifestantes da CGTP, a grande conclusão é que a Manifestação tinha sido uma desilusão.

Sem muito trabalho essa reportagem daria um belo sketch à Monty Python...

Quanto ao Bé sem dúvida que vão demonstrando cada vez mais a sua verdadeira face: em vez de contribuírem para a unidade dos trabalhadores,convocam os seus militantes e simpatizantes para desfilarem à parte, numa atitude "trés chique" de quem não quer cá misturas. E depois enchem a boca de "convergência à esquerda" e blá blá quando são eles os primeiros a miná-la.

E a missa ainda vai no adro: imagino a campanha do Alegre: o Sócrates e o Louçã a dividirem o mesmo palco...

Anónimo disse...

Zramática:
Na altura do telejornal interrompi a leitura (a enésima leitura?)de "Platero y yo", de Juan Ramón Jiménez. Péssima decisão: professores do ISCTE, antigas contadoras da CGTP, Bés?
A sorte foi que Jiménez me convocou com urgência e voltei ao burrinho inteligente, a quem o dono carinhosamente chamava "Marco Aurélio dos prados". Claro que não destruí as mentiras nem a manipulação, nem os Bés se tornaram pessoas de esquerda, mas olha, ao menos fiquei mais aconchegado.
JCL

Miguel Serra disse...

Creio que o prémio de melhor notícia sobre a manifestação cabe ao sapo online, onde se afirmava terem-se juntado várias centenas em protesto. Na realidade está correcto, eram mesmo centenas...CENTENAS de MILHARES!!!