terça-feira, 18 de maio de 2010

OLIVOMOURA - III: NÚMEROS

Vamos a alguns números da OLIVOMOURA e da FEIRA DO BOVINO MERTOLENGO:
.
Nº de pavilhões - 3

Nº de expositores – 73
Nº de stands – 149
.
Tasquinhas – 16
.
Animais:
Nº de bovinos de raça mertolenga – 77
Nº de éguas cruzadas e PSL – 16
Nº de poldros - 8
.
Feira Anual de Maio:
Stands de automóveis – 8
Feirantes – 51
Restaurantes (comissões de festas) – 5
Bares e farturas – 8
Divertimentos – 7

.
Terminada a Feira de Maio é a de Setembro que começa a tomar forma. Os números que aqui, de forma rápida se apresentam, não espelham de modo fiel o programa de actividades que teve lugar nem dão conta dos milhares de visitantes que passaram pelo Parque de Feiras e Exposições. Fico satisfeito pela dinâmica crescente que as feiras nos nosso concelho têm vindo a gerar. Haverá sempre quem veja a árvore mas não a floresta, mas a realidade e a dinâmica que a autarquia tem vindo a imprimir a este sector mostra que estamos no caminho certo. Como nos encarregaremos de continuar a demonstrar.
.

17 comentários:

Fernando Pinto disse...

Olá Santiago
Como não podia passar, aqui vai uma pequena critica construtivas e com o claro objectivo de tentar melhorar pois como sabes as coisas nunca estão perfeitas.
Independentemente dos gostos, (tu até gostas de algumas camisas que...)tenho que referir que eu não vou para uma segunda-feira de pascoa de smoking ou não visto fato com ténis como muitas pessoas.
Isto tudo para te dizer que quem escolhe os artistas tem que ser alguém com mais sensibilidade.
Gosto muito de Mafalda Veiga e de Luís Lepresas mas que não são próprios para uma feira, não tenho duvidas.
Nas feiras, os artistas têm que ser aqueles que comunicam com o Povo e que põem o Povo a bailar e a divertir-se.
Em minha opinião, não sendo muito adepto de alguns artistas como vou citar, não tenho duvidas que têm o seu espaço como feiras tais como:
José Cid, Paco Bandeira, Quim Barreiros...
Ouvir Luís Lepresas na feira ou Rui Veloso numa concentração motard è algo que me baralha pois gosto de ambos mas não nestes locais.
Um abraço.

Santiago Macias disse...

Amigo Fernando

Respeito o teu ponto de vista, mas a verdade é que a inauguração do novo espaço da feira contou com a presença de José Cid.

E que é que chamas Lepresas ao homem? É provocação pura?

Abraço
SM

Anónimo disse...

Pois cá eu não gosto do Luís Represas nem da Mafalda Veiga, aquilo é concerto para uma sala fechada, ao menos não fica com a desculpa que o frio lhe "arrebenta" com a voz. Gostei muito do Zé Cid e do Paco Bandeira, que também já cá esteve. Não sei se alguém se lembra de uma banda que esteve na feira aqui há uns anos atrás, chamavam-se Meninos da Avó e sem duvida que foi o espectáculo mais divertido que as nossas feiras alguma vez tiveram. Dos Peste & Sida não vou falar...
Mas uma coisa é certa (acho eu), as feiras deveriam cativar cada vez mais os jovens, dar motivos para que a malta nova venha até moura. É certo que os mais velhos não devem ser postos de parte mas a feira tem 4 dias e há lugar para todos.
É fácil falar mas tenho a perfeita noção que essa malta que faz concertos á maneira não anda com muita vontade de tocar á borla, o que seria perfeito!
Vou só lançar um nome daqueles baratinhos, Rui Veloso.
Já agora, os Metallica tocaram esta noite no Pavilhão Atlântico e tocam amanhã também... isso é que era!!!
Para terminar, 19 de Julho UHF no Fim de Festa e dia 20 de Agosto Tara Perdida no Sobral.

Saudações Bloguistas

Anónimo disse...

concordo com o orador antecedente, nem a menina da faculdade que desde as pássaras do sul nunca mais "excita"ninguém nem o larápresas.ele que vá cantar para os empregados do forix.para mim é uma pena não darem oportunidade(isto hoje está cheio de melros)aos "rastolhice".será por serem do concelho vizinho.o dinheiro gasto com esses moinantes seria mais bem empregue nestes ou então o belo e jovem quarteto de câmara Arabesco. sempre se elevava e dignificava jovens alentejanos.

aqui do norte mas atento e a trabalhar

francisco caetano

Anónimo disse...

... para quem lá esteve não restam dúvidas, o Represas deu um belo concerto apesar do tempo frio ... e discordo do FPinto, pois para ver os artistas preferidos por ele vou a uma qualquer festa de aldeia ... por essa ordem de ideias para o povo ouvir o Represas tinha que ir ao CCB ou ao coliseu ou ao Pavilhão Atlântico ... assim a CMMoura cumpriu a sua missão e trouxe o Represas ao povo ...
... com o evoluir dos tempos as feiras não podem continuar a ser uns mercadilhos com as Lindas Reis e as Pombas Giras, os Fernandos Rochas e as suas Ordinarices, o duo Ele e Ela, os Zé Cabras e por aí adiante ... obviamente podem lá ter o seu espaço mas não devem ser certamente cabeças de cartaz ... por a ordem de ideias do FPinto nunca poderei ver os Deolinda à borla em Moura ...
ò FPinto esse teu comentário não será mais porque o Represas, a Mafalda Veiga ou mesmo a Lúcia Moniz (que te esqueceste de referir no sentido do teu comentário) são simpatizantes do PCP ??? ... vá lá admite que isso é que te incomoda ...

tss tsss
Lixo Tóxico

Fernando Pinto disse...

Para O LT tenho que dizer que não. Não me incomoda mesmo nada que a Moura venham artistas de grande qualidade e que (ainda melhor) tenham ideias de esquerda tal como eu. O que na verdade me incomoda são os negócios escuros que por vezes se fazem que pode muito bem não ter sido o caso e ainda me incomoda mais que se tenha que por politica em tudo. Não è necessário escolher artistas pela cor politica. Mas... será que quem diz que na altura da inauguração do castelo, se o Carlos do Carmo tivesse sido contratado directamente, tinha vindo por muito menos do que por intermédio da empresa que organiza a Festa do Avante? È que quem pago tudo isto eu sei quem è!
Para finalizar, não era este o meu intuito mas sim manifestar a minha opinião que julgo estar bem elucidativa.

Unknown disse...

e bebedeiras!? isso não disse!! também è um dado estatistico importante, tanto podem pender pra direita ou pra esquerda, depende do azimute...

Anónimo disse...

Não desgosto do Luís Repressas mas continuarei à espera do Sérgio Godinho.
Não concordo que as nossas feiras tenham que ser arraiais de música de gosto duvidoso. Mas gostos são gostos. Também não aprecio as músicas do José Cid mas acho que foi um dos artistas que mais se esmerou, nos últimos anos, para dar um bom espectáculo nestas últimas feiras. E conseguiu.

A CML e o Continente a patrocinar o Tony Carreira num espectáculo de apoio à Selecção no Parque Eduardo VII já não me cai tão bem...

BB

Anónimo disse...

Também não referiu que, limparam o recinto da feira, mas o lixo nos arredores continua mais que muito.
Também era importante referir isso uma vez que é importante e quem nos visita vindo do Sobral ou de Pias... que postal vergonhoso!

Anónimo disse...

BB ... onde estavas tu quando o Sérgio Godinho deu um espectáculo à noite na Piscina Municipal de Moura ???

LT

Anónimo disse...

LT
Essa pergunta soa a: "Onde estavas tu no 25 de Abril de 1974...?" Sérgio Godinho na Piscina Municipal no ano de...? (amnésia total). Para dizer a verdade, na Piscina Municipal, só me ocorre um espectáculo da Cândida Branca Flor em que na simulação de um momento de histeria para conseguir uma foto com autógrafo, consegui destruir uns sapatos novos. Enfim, podia ter-me dado para pior! Foi também por essa altura que comecei a pintar o cabelo de loiro.

BB

Santiago Macias disse...

O espectáculo do Sérgio Godinho foi, salvo erro, no Verão de 1981.

Anónimo disse...

... um dos primeiros concertos da carreira da Ágata a solo também foi na piscina, numa festa de Moura, penso que mais ou menos pelos idos anos 80 ... que jeitosa que era ... da voz e do reportório não me lembro nada...

tss tsss
LT

Anónimo disse...

LT
Cantores de qualidade e á borla, só mesmo em Moura e pagos pela cãmara. Nas festas das aldeias têm que pagar e bem, pois é graças ao trabalho sacrificios dos festeiros dessas festas, que possivél ver tais artistas.
Imagine como seriam as festas das aldeias, se tivesse nem que fosse 1/4 parte do apoio que têm feiras e festas de Moura?

Aldeano

Santiago Macias disse...

Só uma clarificação: nas festas de todo o concelho são as comissões quem assume as responsabilidades da contratação dos artistas.

Quanto às feiras: são municipais e não da cidade de Moura.

Anónimo disse...

... ao Aldeano
... a conversa neste post degenerou um pouco e foram aqui metidos por mim artistas que vieram cantar a Moura, pagos também com o suor e sacrifício das Comissões de Festas de Moura ... mas curiosamente o Aldeano está a esquecer-se que quando são as feiras do concelho, e vêm os tais artistas pagos pela Câmara de Moura, mas vistos à borla por nós, nunca vi um letreiro à entrada da feira a dizer "Proibida a Entrada a Aldeanos os Espectáculos São Só Para os Residentes em Moura" e está o Aldeano também a esquecer-se que as Comissões de Festas das Freguesias Rurais vêm também com as suas tasquinhas e outras para além da tasquinha ainda trazem a barraca para o restaurante e como vê também usufruem ( e ainda bem) do movimento gerado pela feira de Moura e algum desse movimento tem também por base os tais artistas, que todos os que estamos na feira vemos à borla mas a Câmara paga ... e mais lhe digo ... deveriam haver mais espectáculos à borla ... e quem acha que os espectáculos devam ser pagos então que não venha às feiras do concelho e vá ao Pavilhão Atlântico, ao Coliseu dos Recreios ou ao Olympia de Paris ...
... com vê amigo Aldeano, acho que o meu amigo se jogou um pouco mais para a frente e quase que acaba por ficar fora de pé ...

LT

Anónimo disse...

Sérgio Godinho, em Moura, há 29 anos atrás...(xiiiiiiii). Afinal a amnésia tem justificação.
LT, por essa altura ocupava o tempo em provas de ciclismo e queda livre. Desconfio que também não me lembro do reportório dessa noite, a parte traumática foi mesmo o estado dos sapatos. Excepto esse espectáculo, só me consigo lembrar de um concurso de danças de salão.
Também não entendi o comentário do Aldeano: as feiras são organizadas pela CMM e as festas pelas respectivas Comissões também com o apoio da CMM. A capacidade das Comissões trazerem bons ou maus artistas também depende da dinâmica e do trabalho de quem as integra. Por exemplo, lembro-me de ver Gene Loves Jezebel nas festas de Moura, Xutos e Pontapés em Amareleja e, este ano, os Tara Perdida vão estar nas festas do Sobral. Santo Aleixo também consegue, quase sempre, trazer bons artistas às festas. Além disso, nem sempre os artistas mais caros são sinónimo de maior ou menor qualidade e esta, também acaba por ser relativa se tivermos em conta os gostos pessoais de cada um. Não posso é deixar de considerar descabidas as comparações e as rivalidades que algumas pessoas fazem questão em acentuar quando falam da sede do concelho em relação a outras freguesias. Mais ridículo que esse discurso só o do Pinto da Costa quando qualifica de Mouros metade dos habitantes de Portugal Continental... (dividir para reinar já não é sequer uma ideia original). Enfim, alimentar esse tipo de conflitos poderá servir a alguém ou alguns mas não propriamente o desenvolvimento do concelho...
E já que me lembrei dos Gene Loves Jezebel deixo uma musiquinha com a promessa que as minhas fotos com um destes penteados nunca serão tornadas públicas.

http://www.youtube.com/watch?v=nA6j4EqUYvM

BB