sexta-feira, 14 de maio de 2010

OLIVOMOURA - II: PRÉMIO NACIONAL DE AZEITE

Foram esta tarde anunciados, no decorrer da 11ª edição da OLIVOMOURA, os prémios do Concurso Nacional do Azeite Virgem Extra. Foram distinguidas as seguintes entidades:
.
Azeite Virgem Extra
1º - Soc. Agrícola Ouro Vegetal Lda. (Abrantes)
2º - Coop. de Olivicultores de Valpaços CRL. (Valpaços)
3º - João Portugal Ramos Azeites S.A. (Estremoz)
.
Azeite Modo de Produção Biológico
1º - Casa Agrícola Roboredo Madeira S.A. (Almendra)
2º - Coop. de Olivicultores de Valpaços CRL. (Valpaços)
3º - Coop. Agrícola de Moura e Barrancos (Moura)
.
Azeite Denominação de Origem Protegida
1º - Quinta Vale do Conde Lda. (Mirandela)
2º - Coop. de Olivicultores de Valpaços CRL. (Valpaços)
3º - Casa Agrícola Roboredo Madeira S.A. (Almendra)
.
Não posso deixar de registar o notável resultado dos azeites transmontanos, que arrebataram 6 dos 9 prémios em disputa, entre os quais dois primeiros lugares.
.

6 comentários:

Anónimo disse...

Mau resultado para os azeites de Moura... Serão vitimas da produção intensiva?

francisco perfeito caetano disse...

das tres uma ou os outros estão mais atentos às modernices tecnológicas no lagar ou estão tratando (podas, cruzamentos empas e enxertos, rega ...) as oliveiras melhor do que nós, ou o júri foi mais papista que o papa.já agora as provas foram cegas?Pelo que os conheço duvido que em trás os montes uma prova destas tivesse resultados tão bons para os azeites do sul.agora que temos olivais novos e bem "arranjados" muito à custa dos espanhóis mas estão aqui.nas minhas deslocações ao interior tranmontano não tenho visto esta renovação. estou espantado e um pouco preocupado.será que nos deitámos a dormir à sombra da oliveira?apesar dos pesares não há azeite mais fino que o de moura,ou terei de alterar este "ditado"?

Anónimo disse...

Se calhar esta pergunta ficaria melhor num certo blog ordinario que costumo visitar, mas isto do Virgem Extra tem a ver com sexo ou é só com azeite ?...

Santiago Macias disse...

Resposta 1:
Os nossos resultados não são maus; os outros é que são melhores.

Resposta 2:
Não há razão para pessimismos. É melhor que aprendamos com os resultados menos bons.

Resposta 3:
Azeite, mesmo.

Anónimo disse...

Para quem se põem em bicos dos pés a dizer que tem o melhor azeite do país e, em futebolês, leva uma goleada, dá para repensar a estratégia.

tss tsss
LT

Anónimo disse...

É é Norte é Norte lá de espanhóis nada, só lá entram como turistas, infelizmente no Alentejo eles é que trabalham e os seus subsídios não são desperdício em automóveis ou jipes de alta cilindrada o Norte trabalham por 20 euros ao dia no Alentejo preferem o rendimento mínimo só para não dobrarem a mola, o pior é que se está a virar o feitiço contra o feiticeiro para as bandas do sul.
TEMOS PENA
.