quarta-feira, 26 de maio de 2010

COMANDANTE PEDRO PIRES

A cerimónia teve lugar hoje, às 15 horas. O comandante Pedro Pires, presidente da República de Cabo Verde recebeu o grau de doutor honoris causa, conferido pela Universidade Técnica de Lisboa.
.
Os orgãos de comunicação lusitanos - Diário de Notícias à parte - ignoraram o facto. É pena, porque Pedro Pires (n. 1934) é uma figura de primeira linha na luta contra o colonialismo. Facto essencial, porque a luta de libertação dos povos da Guiné e de Cabo Verde foi também a luta da libertação do povo português. As razões de atribuição do grau estão expressas no site da UTL: "Este doutoramento é o reconhecimento do currículum do Comandante, um preito à boa governação de Cabo Verde no contexto africano e uma homenagem à Nação e ao povo cabo-verdiano."
.
Mas Pedro Pires é, também presidente de um país pequeno e pobre. É um homem tímido e pouco dado ao espalhafato mediático. Ou está aí a razão do silêncio ou naqueles complexos pós-coloniais que ainda atormentam muito boa gente.
.
O Diário de Notícias, na interessantíssima peça que lhe dedica, chama-lhe homem exemplar. As respostas à entrevista são marcadas pela ponderação e pela inteligência. Retenho esta frase: "Spínola foi completamente derrotado na Guiné".
.
O Comandante Pedro Pires visitou o concelho de Moura em Julho de 2008.
.

1 comentário:

tin roof disse...

e continuando o comentário e com muita pena de não haver mais nenhum (por CV ser um país pequeno e pobre e AFRICANO),mostro o meu contentamento pela demonstração de respeito que a UTL mostrou pelo homem, pela sua luta e pela sua intelectualidade.