terça-feira, 13 de abril de 2010

VERTIGO

Eis um caso exemplar da bolsa de valores dos críticos. Vertigo (A mulher que viveu duas vezes) foi realizado por Alfred Hitchcock (1899-1980) em 1958, mas só entrou para a lista de melhores filmes de sempre em 1982 (7º lugar). Do 6º lugar em 1992 passou para um surpreendente 2º dez anos mais tarde.
.
Vertigo é o melhor Hitchcock? Não me parece mesmo nada. O segundo melhor filme da História do Cinema? Menos ainda.
.
Mas esta história de trocas de identidade é perturbadora: uma mulher vive duas vezes e morre duas vezes. E Scottie (James Stewart) perde duas vezes a mulher por quem se apaixonou. A sequência que escolhi é célebre e sempre citada quando se refere a mestria do célebre realizador britânico.
.


3 comentários:

Anónimo disse...

Vertigo, no dia 14 de abril às 21.30, no Pax Julia, em Beja

Santiago Macias disse...

Ena, obrigado! Logo mais darei o devido destaque.
Lá terei de ir a Beja.

Curioso disse...

Curiosamente vi o filme há dois dias na SIC Radical (acho eu que foi neste canal).

Para mim continua a ser um filme bastante emblemático. Se é o segundo ou primeiro filme ou mesmo o sexto melhor filme de sempre é muito relativo. Para mim não será, mas que gosto muito do filme, gosto sim senhor!