sexta-feira, 2 de abril de 2010

A PAIXÃO SEGUNDO SÃO MATEUS

E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.
.
(Evangelho segundo São Mateus, 27:51)
.
.
Os textos religiosos cristãos sempre foram motivo de inspiração de uma Arte ora canónica, ora provocatória. Por vezes as leituras desses textos são apenas irreverentes ou inesperadas. Nesta imagem da italiana Vanessa Beecroft (n. 1969) podemos ver apenas um rapaz negro de braços abertos, fotografado em 2006 para o projecto South Sudan. Ou não. A imagem do martírio do Darfur estará assim tão distante da paixão relatada pelos Evangelhos?
.
Vanessa Beecroft tem-se destacado no domínio das performances e dos vídeos. Ver:
www.vanessabeecroft.com

6 comentários:

Dulcineia disse...

As cuecas foram lavadas com OMO ?

Santiago Macias disse...

Nem eu esperava outro comentário da sua pessoa...

Harley disse...

A propósito da foto deste post, sugiro que procures na net a capa do disco de uma banda chamada DEICIDE cujo álbum se chama "Once upon the Cross". Graficamente perfeita mas para certas mentalidades é altamente chocante. Quanto á música deles, gosto mas não recomendo, é mesmo muito violenta.

Santiago Macias disse...

Amigo Harley

A capa não me choca por aí além. Gosto, também, de estéticas "pesadas". É por isso que sempre tive dificuldade de explicar, no círculo mais próximo, porque é que gosto de grupos como os BAD BRAINS (conheces?). A faixa "Pay to cum" integra a banda sonora de um filme do Scorcese, imagina...

Abraço
SM

Harley disse...

Não conheço muito do trabalho dos BAD BRAINS, sei que apareceram nos anos 70 e andam muito na onda dos Sex Pistols, GBH, Rancid, Pennywise ou até mesmo os Ratos do Porão. Em Portugal também tivemos boas bandas Punk Hardcore muito porreiras, exemplo disso são os MATA RATOS e os eternos CENSURADOS. O filme do Scorcese acho que é o "After Hours".

Santiago Macias disse...

É esse o filme.