domingo, 11 de abril de 2010

DE FABRICO SOVIÉTICO

O trágico falecimento do presidente polaco, ocorrido ontem, trouxe-me à memória os dias da Guerra Fria. Porquê? Porque, ao descrever o acidente, o jornalista da Antena 1 disse, textualmente: "o avião, de fabrico soviético, despenhou-se...". Esta fórmula, a do fabrico soviético, foi inventada pelos serviços de informação ocidentais para descredibilizar o que a URSS produzia. Não passa pela cabeça de ninguém dizer "caiu um Airbus, de fabrico francês" ou "incendiou-se um Boeing, de fabrico americano"...
.
A URSS desapareceu, o sistema soviético também. Mas os tiques dos serventuários do poder imperialista (esta tirada é só para os meus amigos do MRPP) mantêm-se...
.

11 comentários:

AF Sturt Silva disse...

Inesquecivel URSSS!

Santiago Macias disse...

Camarada!
Estava com saudades suas!

AF Sturt Silva disse...

Camarada só para informar que agora não estou escrevendo mais no blog "Tudo é História".

Mas estou sim escrevendo no Ousar Lutar Ousar Vencer de um amigo meu, do psol.

Mas continuo comunista e escrevendo em nome de nossa causa.

http://ousarlutar.blogspot.com/

saudações!

Curioso disse...

Curiosamente há mais acidentes com aviões "ocidentais" do que soviéticos, nomeadamente Boeing e Airbus...

Curioso disse...

Ah! E o país com mais acidentes são os EUA... E a companhia com mais acidentes é a Air France...

http://www.airfleets.net/crash/stat_country.htm

Eventualmente os dados neste site poderão não estar actualizados e/ou completos, mas dá uma ideia do que se passa no mundo. Os EUA sempre foram muito dedicados em "rebaixar" tudo o que não fosse de fabrico americano. Mesmo na guerra particular entre Boeing e Airbus, só não conseguem denegrir a imagem do fabricante europeu porque são aviões mais modernos, melhores e... utilizam motores americanos (GE, Pratt & Whitney e CFM, sendo este caso uma parceria entre a Snecma, europeia, e a GE, americana)

É curioso, não é?

Anónimo disse...

Afinal o avião é de fabrico soviético ou não é.A locutora disse alguma mentira?
Dos outros caem mais porque há mais e o resto dos comentários são só saudades.

Santiago Macias disse...

Ó caro anónimo, não percebeu mesmo nada do que eu escrevi, pois não?

Dulcineia disse...

Hoje em Bordéus passageiros de um voo com destino ao Egipto recusaram-se a entrar no aviao.
Motivo ? Era um Tupoleve.

Santiago Macias disse...

Cara Dulcineia, baratinais-me!

Eles recusaram embarcar porque era um Tupolev? Se fosse um Antonov já embarcavam? E se fosse um Ilyushin? Ou não queriam mesmo andar em aviões russos?

Dulcineia disse...

E eu estou aqui para baratinar alguém ????

http://aquitaine.france3.fr/info/aquitaine/un-tupolev-bloque-au-sol-par-ses-passagers-62442679.html

Curioso disse...

O Antonov An-225 Mriya é um avião cargueiro russo peso-pesado. É o maior avião do mundo. Não é americano e nunca caiu. Incrivel!!

http://www.arnaldotemporal.xpg.com.br/curiosidades/antonov.htm