terça-feira, 6 de abril de 2010

CARLOS RAMOS

O autor do projecto deste bairro social em Olhão é, de entre os nomes de primeiro plano, um dos menos conhecidos da arquitectura portuguesa do século XX. E se é verdade que a obra de Carlos Ramos (1896-1969) se caracterizou por alguma irregularidade, em termos formais, há obras que merecem destaque, como o Pavilhão de Rádio/IPO (1927). Merece, sobretudo, referência o importantíssimo trabalho pedagógico desenvolvido por Carlos Ramos na ESBAP, cujos frutos são hoje, e à distância de décadas, bem visíveis.
.
Neste outro projecto dos tempos de juventude de Carlos Ramos, datado de 1925, destaca-se a percepção do modo mediterrânico de viver a arquitectura, em especial através da presença do pátio interior, e a forma como a casa se relaciona com o espaço exterior. O projecto seria depois concretizado com modificações substanciais.
.
Está em fase de conclusão, na Universidade de Évora, um trabalho académico sobre este trabalho de Carlos Ramos, que o enquadra no contexto e no espírito da arquitectura mediterrânica.
.

6 comentários:

Unknown disse...

não sou grande apreciador de arquitetura, mas relacionei à dias um post publicado neste blog,(as torres do Iemen), com uma reportagem que li na "Y" do Público a propósito do novo livro do Arq. Fernando Varandas...

Dulcineia disse...

Ora aqui esta a confirmaçao que mesmo sem quintal (ou jardim) as casas podem ter espaços intimos ao ar livre.
Fiz-me compreender ?

Dulcineia disse...

Ja agora nao houve no Fado...um guitarrista ou cantor com o mesmo nome ?
Ou sera que o arquitecto cantava o fado para arredondar os fins de mês ?

Santiago Macias disse...

O grande fadista Carlos Ramos não era arquitecto de edifícios, mas sim de sons.

Dulcineia disse...

Ah, poeta...!

ARCHISTRADA disse...

Bairro dos Pescadores Olhão 1945/49 Arq. I.P. Fernandes for DGSU