segunda-feira, 12 de abril de 2010

A CAÇA

A caça foi, neste fim-de-semana, tema do I Encontro Cinegético no Concelho de Moura. O retorno da Herdade da Contenda à posse do Município abre agora espaço para o desenvolvimento de mais e melhores projectos de desenvolvimento para este vasto espaço da margem esquerda do Guadiana.
.
A participação entusiasmada de muitos caçadores e as intervenções de pessoas oriundas de vários domínios (Federação Alentejana de Caçadores, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, universidades) deram origem a um debate intenso e onde as divergências serão, decerto, ponto de partida para futuros consensos.
.
A Escola Nacional de Caça, projecto lançado por Moura, irá constituir pedra de toque na futura dinamização deste importante domínio.
.
.
Quis ilustrar este evento com algo que fosse alusivo ao tema. Ainda pensei num excerto de um filme de Manoel de Oliveira, do qual gosto particularmente, e que se intitula A caça. Socorri-me, em vez disso, deste belo mosaico existente em Tunis, no Museu do Bardo. Ajudou-me também um poema de Ar-Rusafi (século XII), que, embora não se refira à caça, nos fala de gazelas:
.
JOVEM TECELÃO
(...) É uma pequena gazela cujos dedos não param entre os fios
como o pensamento no poema de amor.
.
Alegres sobre o tear os seus dedos brincam com a lançadeira
como os dias com a esperança.
.
Comprimindo os fios com as mãos
ou adejando sobre o solo com o pé
é como a gazela que se debate nas redes do caçador.

3 comentários:

Santiago Macias disse...

COMENTÁRIO CENSURADO:

Falando em caça ... sabia o meu amigo o "Clube da Pesca" cá de Moura tem uma das maiores zonas de caça associativas do país e que a actual Direcção não vai proceder à renovação? ... pelo menos assim o afirmaram os actuais corpos directivos ... porquê ??? parece que é mistério ... (daqui para a frente cortei tudo, caro LT)

tss tsss
Lixo Tóxico

Anónimo disse...

... o que cortou, apesar de não ser nenhuma injúria nem nenhuma calúnia, é conhecido para aí de mais de uma centena de pessoas, contudo aceito o corte, na medida em que é um blog pessoal (seu) e a matéria nem faz parte da "linha editorial" do mesmo ... mas se fosse uma discussão sobre a liberdade de panisgas e fanchonas, talvez não cortasse nada ... não estou com isto a insinuar que pertença a essas tribos ... que fique bem claro.

LT

Santiago Macias disse...

Caro Lixo Tóxico (raio de nome!)

Algumas das frases do seu primeiro comentário são insinuações que eu não posso provar. Bem sei que muita coisa se diz em Moura, mas posso estar a atingir terceiros com frases que podem ser consideradas difamatórias.

Discussões sobre "panisgas" e "fanchonas"??? Ó diabo...

Todas as matérias fazem parte deste blogue, limito-me a ter cuidado com os textos. Mesmo se alguns são considerados demasiado frontais e directos.

De resto, como é que eu sei que o autor do segundo comentário é o mesmo do primeiro? Ambos são anónimos e o segundo LT até se esqueceu do "tss tsss"...