quarta-feira, 21 de abril de 2010

BRASÍLIA - 50 ANOS

Brasília, a cidade que hoje cumpre 50 anos (foi inaugurada a 21 de Abril de 1960), é-me sempre muito útil nas aulas sobre Antiguidade Tardia.
.
Nada melhor que uma cidade feito pelo Poder e para o Poder para explicar a forma como o urbanismo das cidades imperiais se desmorona quando os sistemas de poder que lhe estão subjacentes deixam de existir. E Brasília é, de certa forma, uma cidade de um imperador visionário que, dando seguimento a um projecto antigo, a quis construir e que a conseguiu concretizar.
.
Há um paralelo interessante entre a planta desta cidade - cujo plano piloto foi concebido por Lúcio Costa (1902-1998) e não por Oscar Niemeyer, como muitos julgam - e a das cidades do Império: estas tinham alamedas para os desfiles triunfais, Brasília tem avenidas onde marcham automóveis. Não imagino que um dia possa ocorrer aos edifícios de Brasília o que aconteceu aos fora, aos circos e aos teatros. Mas seguramente já cá não estarei para essa avaliação...
.

1 comentário:

Dulcineia disse...

Brasilia dara dores de cabeça aos extra-terrestres que a descobriao daqui a umas centenas de anos... e que se perguntarao porque é que os terrestres construiram discos-voadores de pedra ?

PS O Raphaël quando tinha 6 anos viu comigo uma exposiçao sobre Oscar Niemeyer e a construçao de Brasilia no Jeu de Paume, em Paris. E desde ai chama a O. N. o arquitecto dos discos voadores.