segunda-feira, 1 de março de 2010

CHOPIN

Chopin nasceu a 1 de Março de 1810. Há exactamente 200 anos. A sua vida foi curta e intensa. A obra que nos deixou é um dos expoentes do Romantismo. A relação tempestuosa com George Sand e a morte prematura, causada pela tuberculose, rimam bem com a existência torturada dos românticos.
.
São célebres as suas peças para piano (com destaque para os nocturnos). Uma interessante tese em tempos defendida pelo Dr. Pedro Santana Lopes, sobre a eventual existência de concertos para violino da autoria do genial polaco não pôde ainda, infelizmente, ser documentalmente comprovada.
.
Li Yundi é um pianista chinês (n. 1982).

3 comentários:

Jorge Liberato disse...

gosto de ouvir quando estou sozinho,calmo boa musica é uma boa fonte de inspiração.

francisco perfeito caetano disse...

SL teve e tem os defeitos dos Homens.não se conhecem peças de chopin para violino. SL sabe tocar piano.foi um deslize sempre aproveitado.devemos guardar as nossas energias para criticar o pior PR jorge Sampaioe as forças que o apoiaram e que esperou que Ferro Rodrigesfosse substituido por quem foi para dar um verdaeiro golpe de estado com a dissolução da AR para entgar a JS e às forças que têm trasformado este país naquilo que sabemos.SL não interessa nunca interessou nunca fez mossa não devemos gastar cera com defuntos quando temos um longo combate pela frente.esqueçam SL. lembrem-se de pinto de Sousa e quem o apoia e apoiou.

francisco perfeito caetano disse...

só para acrescentar e clarificar.clarifico que nada me diz semelhante personagem (SL).acrescento que"à conta dos ciganos se amanham os aldeanos".tanto se gritou e continua a gritar pelo"cigano" mas quem está verdadeiramente a amanhar-se são os "aldeanos".nunca devemos perder os objectivos. desculpem a presunção.