quinta-feira, 4 de março de 2010

AS-SROUJE

O senhor da fotografia chama-se Abu Radwan. Podia ser alentejano, mas é sírio. O Fahd tinha parado naquela aldeia, as-Srouje, para fotografarmos as habitações em terra. Foi quando apareceu este senhor, que falava um pouco de inglês, e que nos convidou para tomar um chá em sua casa. A hospitalidade oriental em toda a sua maneira simples de ser. O sr. Abu Radwan tinha sido emigrante no Dubai. Ao regressar fizera obras na casa, comprara ovelhas e umas oliveiras. Nada de muito diferente do que fazem muitos emigrantes do nosso interior. Vivia uma reforma calma, longe das cidades e da confusão. Quando fiz esta fotografia estava a dizer à miudinha, a filha mais nova, que pusesse um lenço sobre a cabeça.
.
Fiz uma série de retratos que me pediu que enviasse depois para um hotel, em Hama. Passaria lá mais tarde para os recolher. Oxalá tenham chegado.
.
As-Srouje - Outono de 2003

3 comentários:

Helena Batista Romana disse...

Eata é de longe, daquelas que vi, a foto que mais me fascina. Talvez porque me lembra a minha infância.

Há cópias para os amigos?

Santiago Macias disse...

Há, pois. Para os amigos e para as amigas.

Helena Batista Romana disse...

Óptimo! Venha de lá a minha.