quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A NUDEZ DE CRISTO

.
A nudez de Adão e Eva na pintura de Masaccio. A nudez dos tectos da Capela Sistina. As gárgulas pornográficas de igrejas e mosteiros. O nu na arte religiosa motiva sempre polémica.
.
Neste mosaico, do baptistério dos Arianos, em Ravenna, Cristo está totalmente nu. É, que me recorde, uma das raras vezes em que tal sucede (o baptistério neoniano, na mesma cidade, é outro exemplo). A sua representação não corresponde à imagem do Pantocrator que a arte bizantina irá popularizar, mas sim à visão do Bom Pastor, de tradição órfica. É um Cristo rapazinho e imberbe, de ar inocente e não um Cristo de barbas e olhar impedioso, que se tornaria cada vez mais popular na Europa Oriental.
.
Nesta imagem, vemos Cristo, o rio Jordão personificado (à esquerda) e S. João Baptista (à direita). Rodeiam o medalhão central os doze apóstolos.
.
O baptistério fica na Via degli Ariani, em Ravenna (Itália).

3 comentários:

Teresa Sindicato disse...

Gosto muito dos voyeurs, estão a olhar ou não estão a olhar para o centro da cena? Não parece pois não? O único que olha Cristo é o S.joão. Os outros estão a olhar para o quê? Para nós? Ou estão a fingir que não olham? Será que tentam não ser apanhados (por nós) a olhar?

Santiago Macias disse...

COMENTÁRIO MODERADÍSSIMO:

De facto a pila de JC tem sido muito pouco destacada na iconografia religiosa. (...). Também a nível de marketing julgo ser um erro, os ex-votos iriam vender que nem pãezinhos quentes...

O Iconoclasta dos Quartéis

Santiago Macias disse...

A ideia não era bem esta.
Mesmo para um agnóstico (eu) a ideia era chamar a atenção para a inocência da imagem. Nada mais...