quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

MUSEU MAIS E MUSEU MENOS (ACTUALIZAÇÃO)

Depois de publicado o texto que abaixo se lê resolvi enfatizar um ponto importante. O projecto que vai ser contratado com a Ventura Trindade abrange:
.
A reabilitação do antigo matadouro;
A concepção de um ponto de chegada e correspondência (para o Expresso, designadamente) no quintalão que fica em frente ao espaço acima citado;
A concepção de um ponto de abrigo para os autocarros que fazem o percurso dentro do concelho, junto à escola secundária;
Os arranjos exteriores das áreas a intervencionar.
.
Trata-se de uma importante operação de reabilitação urbana, que permite dar resposta cabal a vários problemas, bem como a contribuir para dar novas funções a um edifício emblemático da cidade. Tenho o prazer de intervir e de trabalhar neste programa, enquanto vereador da CMM.
.
O processo de selecção teve o acompanhamento de técnicos do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres e do Instituto dos Museus e da Conservação. Notícias vindas a público na nossa cidade, dizendo que se vai gastar uma fortuna a fazer um museu são promovidas pelos analfabetos e pelos ressabiados do costume... Nada de novo, portanto.
.
A página web da equipa é a seguinte (o que está previsto para Moura pode aí ser consultado):
.
.
MUSEU MAIS
Foi hoje, enfim.
.
A Câmara Municipal de Moura deliberou contratar a equipa Ventura Trindade para proceder à requalificação do antigo Matadouro (futuro Museu). Pelas minhas contas, entre a concretização do contrato e a conclusão da obra passarão, sem dúvida entre 3 a 4 anos. Conclusão deste processo? 2013, talvez. Acompanharei este processo com todo o empenho político e com todo o interesse profissional.
.
MUSEU MENOS
Joaquim Oliveira Caetano vai deixar a direcção do Museu de Évora. Os motivos são clássicos e, embora o Joaquim diga que é preciso uma pessoa com outro perfil para ficar à frente da instituição, só posso dizer que é pena. O trabalho que vinha a realizar tem inegável mérito. Embora eu perceba cada vez melhor a sua frase "um director de um museu é como um eunuco num harém; tem todos os prazeres por perto mas não os usa."

Os bons museus, assim com as grandes igrejas, estão cheios de belas peças. Aqui fica uma imagem do Êxtase da beata Ludovica Albertoni, uma escultura de Bernini, datada de 1674. Sei que o Joaquim gosta destas coisas. Da Arte do século XVII, I mean...

Sem comentários: