sábado, 5 de dezembro de 2009

JORGE LOPES - HOMENAGEM

Jorge Lopes (1947-2009) faleceu no passado domingo, mas a notícia só foi revelada alguns dias mais tarde.
.
Quando o seu nome aparecia como comentador televisivo de uma qualquer prova de atletismo ficava, na minha qualidade de espectador, com um par de certezas:
.
* Que os comentários iriam ser sóbrios e concisos;
* Que a identificação dos atletas seria acompanhada de informações pertinentes sobre o seu percurso, o que era resultado de um longo acumular da dados e de um trabalho profissional de qualidade;
* Que as explicações técnicas sobre o que estávamos a fazer eram um serviço prestado ao espectador e não uma demonstração vaidosa de conhecimentos;
* Que ao acabar aquela jornada eu iria ficar a saber um pouco mais sobre o que tinha acabado de ver.
.
Nos dias que correm jornalistas assim, ainda para mais pouco telegénicos, têm cada vez menos espaços. Sobram as bonecas do teleponto. São giraças mas pouco mais.
.
Isso ainda me vai fazer sentir mais saudades de Jorge Lopes.
.

4 comentários:

José Francisco disse...

Grande profissional, lembro-me perfeitamente de ouvir os seus preciosos comentários durante as provas de atletismo.
Sou um adepto de desportos motorizados e ficaram-me na memória os seus comentários na ultima edição do "Lisboa-Dakar 2007" onde fazia o resumo diário e mesmo não sendo esta a sua area o fez com a maior precisão e profissionalismo.
A qui fica a minha sincera homenagem.

Unknown disse...

Parabéns por esta singela homenagem.
Eu sou (ou era) quase um "esperto" em atletismo graças ao Jorge Lopes - chegava a "adivinhar" quem ia ganhar uma prova de doze volta e meia à pista quando ainda só estavam cumpridas unas seis ou sete, graças aos ensinamentos do comentador.
Sei que vou ter saudades das suas palavras, da sua voz levemente nasalada.
Junto a minha homenagem à do Santiago.

Unknown disse...

Lembro-me em miúdo de passar fins-de-semana com o meu primo Carlos em Beja e me lembrar da seca que ele me fazia apanhar em frente á TV (canal 2) a ver os campeonatos dos mundo/europa de atletismo, fazia.me imensa confusão... Agora sou eu que faço a familia secar a ver os mesmos campeonatos.
qualquer um com ou sem conhecimento sobre atletas ou modalidades, ao ouvir os comentários do sr.Jorge Lopes começa logo a perceber um pouco do assunto; daí até ao fascinio pelos comentários é muito pouco tempo.
A minha esposa nõ vê desporto, mas quando lhe disse quem tinha falecodo ela em segundos chegou ao Jorge, não a cara mas sim a voz... vai faltar quaquer coisa aos proximos campeonatos.
muito opurtuno este post.
Um abraço...

Anónimo disse...

Um dos melhores comentadores de atletismo que alguma vez existiu. Que descanse em paz.