sexta-feira, 27 de novembro de 2009

TEATRO DEL DRAGO

Deixei-me arrastar, sem demasiada convicção, para o cine-teatro de Mértola. Ainda bem, porque o espectáculo foi extraordinário. Uma pequena peça de marionetas, pelo Teatro del Drago, de Ravenna, intitulada O sequestro do príncipe Charles. Durante cerca de 45 minutos seguimos as peripécias de Fagiolino, Balanzone e de todos os outros. A peça era falada em italiano? E daí? Tinha trocadilhos nem sempre fáceis de seguir? E depois?

No final, Mauro Monticelli explicou que a família se ocupa daquela arte desde meados do século XIX. E que são os derradeiros de uma tradição que teima em não morrer.

Foi então que levantou o pano do teatro e nos mostrou que toda a peça era ele só, manipulando os burattini. Pudémos então dar-nos conta da ilusão. E se às vezes o levantar do véu da ilusão tira a magia das coisas, ali não foi esse o caso. Viva o TEATRO DEL DRAGO!



.
Para saber mais:
Via Sant'Alberto 297
48100 Ravenna - IT

Telef. 00.39.3355342500
.
O Teatro del Drago foi a Mértola no âmbito do projecto Oralidades, que engloba Arles (França), Birgu (Malta), Évora (Portugal), Idanha-a-Nova (Portugal) Mértola (Portugal), Ourense (Espanha), Ravenna (Itália) e Sliven (Bulgária), unidas num vasto programa de cooperação e intercâmbio cultural. Neste âmbito, será criado um Centro de Recursos da Tradição Oral, que ficará sedeado em Évora.

Sem comentários: