domingo, 15 de novembro de 2009

O QUE É O GÉNIO?

Tendo em conta a semana que se aproxima o melhor é começá-la assim...

No início desta cena do filme Amici miei ouvem-se os acordes, um pouco ao estilo do mambo, de Bella figlia dell'amore, uma conhecida ária de Verdi. O que se passa de seguida no interior daquele palácio da alta sociedade merece ser visto. Mais que uma vez.

Che cos’è il genio? È fantasia, intuizione, decisione e velocità di esecuzione. Esta é a frase chave da cena que vos deixo e que deverá, ainda assim, ser evitada pelos que não apreciam humor escatológico. O filme ficou também célebre pela invenção da palavra supercazzola (pretexto para a incompreensível frase Tarapia tapioco come se fosse Antani con la supercazzola prematurata con scappellamento a destra), pela cena da despedida na gare ferroviária e pela inovadora interpretação da ária do Rigoletto que acima referi. 

É uma obra-prima da comédia italiana e relata as aventuras, nem sempre muito recomendáveis, de um grupo de amigos de meia-idade da cidade de Florença. Amici miei (Oh, amigos meus, na tradução portuguesa) foi um sucesso enorme na época. Bem que podia passar de vez em quando na televisão...

 

O filme devia ter sido realizado por Pietro Germi (1914-1974), que escrevera o argumento, mas o desaparecimento prematuro deste pôs a realização nas mãos de Mario Monicelli (n. 1915). O inesquecível grupo era constituído por Ugo Tognazzi (1922-1990), Gastone Moschin (n. 1929), Philippe Noiret (1930-2006), Duilio Del Prete (1938-1998) e Adolfo Celi (1922-1986).

O humor de Oh, amigos meus, tem, também, um toque de melancolia e de sentimento. Mas no sul gostamos das coisas assim, não é verdade?

6 comentários:

Dulcineia disse...

Caro Augusto,
Num post anterior ja nos tinhas dado a rever este excerto.
Eu sei que esta cena é para ti um "must", but...

Santiago Macias disse...

Tens a certeza?
Quando é que isso foi?

Dulcineia disse...

Vou à pregunta. E volto ja...

Dulcineia disse...

Amico mio, uno anno fa (20.09.2008).

Tive o "privilégio" de receber o excerto em correio particular.

Spiacente...

Santiago Macias disse...

Pois, bem me parecia...

Anónimo disse...

Santiago

Tinhas razão não imaginas quanto ri...
Eu sempre achei que os italianos e os portugueses do sul - os alentejanos claro que os outros não contam, tem muito em comum.
beijinhos
X