segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MINARETES APAGADOS

.
O Prof. Cunha Serra insistia que disséssemos sempre "alminar" e não "minarete", que é um galicismo. A palavra vem do árabe manara, com o significado de farol. É dali que é feito o chamamento à oração.
.
Ontem, os suiços decidiram, em referendo, proibir os minaretes. A coisa mete alterações à Constituição. E vai ser pretexto para mais uma longa polémica.
.
A extrema-direita é especialista em apagar fogos com gasolina. Infelizmente, a estupidez e a intolerância não são passíveis de alteração via referendo.
.
Diga-se, já agora, que o que acima se escreve é totalmente válido, mutatis mutandis, para as monarquias do Golfo que se divertem a reprimir o catolicismo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois basta dar uma espreitadela para a imprensa hélvetica....para nos dar conta que a frieza e a xenofobia que assola os Suiços é a resposta a este referendo. A.P

Curioso disse...

Caro Santiago, transcrevo um pequeno artigo de opinião no Diário de Noticias "Referendo suíço e súcio" de Ferreira Fernandes:

"Uma jovem morre em Estrasburgo, França. Ontem, um jornal lisboeta dá a notícia e, na sua caixa de comentários, uma leitora dá opinião: "Que pena! Condolências à família. Não acredito no suicídio!" Gostamos muito de dizer coisas. Mas era bom é que esse gosto, assumidamente irrelevante, não passasse do café e das caixas de comentários. Na Suíça, essa irrelevância subiu aos gabinetes ministeriais graças a um referendo. O Sr. Eleutério, lá de Friburgo, e a D. Aurélia, lá de Lucerna, reuniram 57% de bitaiteiros e decidiram que as mesquitas na Suíça não podem ter minaretes. E é assim que a Constituição suíça, que defende a liberdade religiosa, ganhou um aparte: sim, toda a liberdade religiosa, menos minaretes nas mesquitas. É o que dá referendar a torto e direito: torpedeia-se a democracia (esta é o povo a escolher o governo e o governo eleito a governar). Povo a governar não é democracia, é bitaitar, na melhor das hipóteses, e, na pior, são ignomínias à maneira suíça. Amanhã, se der aos suíços para referendar que os imigrantes portugueses têm de andar com um "P" na testa, é melhor não confiar no art. 7.º da Constituição Suíça. Este diz: "A dignidade humana deve ser respeitada e protegida." Mas nada me diz que 57% de imbecis não queiram fazer um acrescento."

Pois, é isto mesmo...

Dulcineia disse...

Nos, ca em casa, a partir de hoje boicotamos os "Suissinhos" !

jp disse...

intéressant débat
il faut quand même s'incliner devant une démocratie qui fonctionne de façon remarquable
car le vote n'est pas à une courte majorité
bien au contraire
c'est une vraie démocratie celle qui permet au peuple de s'exprimer sur les sujets aussi importants