quinta-feira, 26 de novembro de 2009

LISBOA-ARGEL

.
O ambiente descrito no texto que acabo de reeditar tem pouco a ver com a realidade actual, felizmente. Recordo que, na altura, a maior parte das companhias europeias não voava para Argel, por razões de segurança. Cheguei a ir a Frankfurt para apanhar um voo de ligação...
.
A TAP vai passar a ter voos directos para Argel. O primeiro devia ter lugar hoje, conforme anunciado em tempos. O site da companhia, porém, mantém-se silencioso a este respeito.

4 comentários:

Dulcineia disse...

INCHAALA ! =)

Anónimo disse...

Se houver um problema, depois de casa roubada, trancas nas portas.
إذا كان هناك مشكلة ، وبعد الحصان قد انسحب ، والأقفال على الأبواب.

Santiago Macias disse...

Uma interessante clarificação do Doutor António Rei:

Caro Santiago,
Desculpa o atraso, mas mais vale tarde que nunca, é o que se ouve, e é verdade, de qualquer forma.
Adiante: a frase soa assim: Idh kâna hunâka mushkila(t) - Wa ba'd al-hisân qad insahaba wa 'l aqfâl 'alâ l-abwâb
E diz: «Se houver um problema: "Quando o alazão for mesmo retirado, trancas no portado".»

O sentido creio ter que ver com a presença de cavalos de guerra (oa alazões), subentendendo-se o cavaleiro que o monta; assim, quando o cavaleiro, o soldado, for forçado a abandonar a segurança urbana, é porque será chamado para algo mais urgente e importante, a guerra; e, portanto, trancas no portado, não apenas pelas ameaças externas, dos possíveis inimigos do exterior (causa do afastamento do soldado), mas também porque a delinquência urbana terá tendência a aumentar, pela ausência de quem dissuada ou puna as suas acções.
A introdutória "Wa", que aparece no início de cada afirmação, não se traduz em português; é uma partícula de juramento, que torna a frase sentencial.
Um abraço. Bom fim-de-semana
António

Curioso disse...

TAP VOA PARA ARGEL A PARTIR DE 1 DE JUNHO

A TAP vai iniciar a 1 de Junho os voos para Argel, com a oferta de três ligações por semana, às terças, quintas e sábados, operadas em equipamento Embraer com capacidade para 45 passageiros, confirmando assim a previsão já anunciada para abertura desta nova linha. Os voos Lisboa / Argel partem às 15h45, chegando à capital da Argélia às 18h05. No sentido inverso, a partida de Argel é às 18h50, com chegada a Lisboa às 21h00.

Recorde-se que a TAP anunciou recentemente a abertura, também a partir de Junho, da nova linha para Marraquexe, com uma operação de três voos por semana, às terças, sextas e domingos.
Com o início destas novas ligações, torna-se ainda mais evidente o reforço da estratégia de crescimento da TAP para África, que constitui o único sector de rede onde a companhia cresceu sempre desde 2001, passando de 236 mil passageiros para 541 mil, ou seja, mais 129 por cento. Com um aumento de 6,4 por cento em 2009, este foi o único sector da rede TAP que registou crescimento no ano passado.
Com a abertura destas novas rotas, a TAP passa a cobrir, a partir de Junho uma rede de onze cidades em nove países de África e a operar um total de 58 ligações semanais entre Portugal e aquele continente. Em Marrocos, Marraquexe junta-se a Casablanca, para onde a companhia voa 13 vezes por semana. Em Cabo Verde, a TAP voa para o Sal e Cidade da Praia, sete vezes por semana para cada um dos destinos, sendo idêntica a oferta para Dakar, no Senegal. Para Luanda, a companhia aumentou o ano passado a sua oferta para 10 frequências semanais. Na operação combinada Maputo / Joanesburgo, a TAP oferece três voos por semana, operando adicionalmente uma frequência semanal directa apenas para a capital de Moçambique. Finalmente, a transportadora oferece ainda três ligações semanais a Bissau e uma para São Tomé.


Lisboa, 3 de Março de 2010