domingo, 1 de novembro de 2009

ESTHER DE LEMOS

Hoje ao jantar falámos da escola e dos professores. Por entre o ar desconfiado dos mais novos recordei os professores do liceu que mais me marcaram. E que foram, realmente, aqueles que, para além da Professora Jacinta, tiveram um papel decisivo no meu percurso de formação. De alguns, desgraçadamente, já não me lembro dos nomes, que tenho apontado algures nos meus papéis. De entre os muitos bons professores que tive - foi bom ter sido aluno no Liceu Nacional de Queluz - recordo sempre Esther de Lemos. Romancista e ensaista, era uma grande professora de Francês e uma exigente e rigorosa mestra em Técnicas de Tradução. E lia poesia com uma voz calma e cativante que também nos levava à procura de textos e de autores.
.
Voltei a encontrá-la, muitos anos depois, na sala de leitura da Biblioteca Nacional. Para evitar embaraços disse-lhe que tinha sido seu aluno, no ano lectivo 1979/80, na turma xis e que me chamava fulano de tal. Disse-me que se recordava perfeitamente, mas mesmo que tenha sido só uma expressão de simpatia ficou genuinamente satisfeita por um antigo aluno a ir cumprimentar.
.
Tive a curiosidade de tentar saber depois notícias da minha professora. A net não me devolveu grande coisa, a não ser a informação de que Esther de Lemos faz amanhã 80 anos. Uma coincidência engraçada. Espero que esteja ainda de boa saúde e daqui lhe mando uma camélia vermelha, a flor que simboliza o reconhecimento.
.

4 comentários:

Anónimo disse...

Engraçado. Comigo passou-se exactamente o contrário. Ainda ontem, quando tentei falar francês com um amigo, recordei os tempos em que tive uma professora de francês que NÃO era uma "grande professora de Francês" nem "exigente e rigorosa" nem muito menos "mestra em Técnicas de Tradução".

Coitado do meu amigo que teve que falar inglês.


PPalma

Dulcineia disse...

Recordo-me de uma senhora elegante.
Também fui sua aluna.
Nessa altura o francês nao era o meu forte...mas tenho a certeza que ela contribuiu para me facilitar em muito a minha vida actual.
Parabéns Professora !

francisco perfeito caetano disse...

Recordo-me de uma professora de Inglês natural de Beja, creio, a leccionar em Almada nos anos sessenta que me ensinou a falar? Inglês com sotaque alentejano. Era uma apaixonada por Moura, onde leccionou e pelo professor e poeta Bento Caeiro amigo e colega de estudos de meu avô. Tratava-me tão bem que depois de algumas tropelias minhas em vez de me "mandar para a rua" como fazia invariavelmente com os outros me desterrava para a última fila da sala. Só que uma vez (criancices)pus-me a cantar uma moda alentejana em plena aula e a DrªCordeiro abandonou a sala a chorar deixando-nos sós na aula e eu aflitíssimo,de imediato, dirigi-me ao reitor a pedir desculpas e ela não só as aceitou como me beijou a face. Saudades do Alentejo disse ela! Como eu agora a compreendo!
Obrigado Drª (Ercília?)Cordeiro!

P.S.Falo menos mal o Inglês, leio e escrevo melhor e a ela devo as bases. Infelizmente suponho que já não está entre nós.

Unknown disse...

Também fui sua aluna, e se na altura já gostava de ler ainda fiquei a gostar mais. Adorava as suas aulas, nem dava pelo tempo passar.
Obrigado Professora. Gostava de a rever.Desejo-lhe muitos anos de vida.
Maria da Conceição Correia