quarta-feira, 11 de novembro de 2009

AMIGOS PARA SEMPRE - III

As fotografias de Oliviero Toscani (n. 1942), em especial as que concebeu para a Benetton, foram sempre marcadas pela beleza, pela audácia e pela polémica. A da mulher negra que amamenta o bebé branco foi das mais contestadas. Gosto dessa, da do jovem moribundo - uma fotografia feita no limite do admissível eticamente - e, em especial desta. Amigos para sempre? Para a eternidade.
.

Amiga

Deixa-me ser a tua amiga, Amor,
A tua amiga só, já que não queres
Que pelo teu amor seja a melhor,
A mais triste de todas as mulheres.

Que só, de ti, me venha mágoa e dor
O que me importa a mim?! O que quiseres
É sempre um sonho bom! Seja o que for,
Bendito sejas tu por mo dizeres!

Beija-me as mãos, Amor, devagarinho ...
Como se os dois nascêssemos irmãos,
Aves cantando, ao sol, no mesmo ninho ...

Beija-mas bem! ... Que fantasia louca
Guardar assim, fechados, nestas mãos
Os beijos que sonhei prà minha boca! ...

Florbela Espanca, in "Livro de Mágoas"

A imagem dos religiosos que se beijam, assim castamente (acho que é castamente) é inspiradora. Palavras como as dos poemas fazem sentido nestes, e noutros, momentos. E Florbela Espanca é uma poetisa para a Eternidade.
.

Página web de Oliviero Toscani:

http://www.olivierotoscani.com/

Sem comentários: