quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TOLETUM VISIGODO

Imaginem 40 hectares no meio de uma cidade. Imaginem 40 hectares de espaço urbanizável no meio de uma cidade. Imaginem que nesse local se identificam os restos urbanísticos da antiga capital do reino visigótico.
.
O projecto de um hiper-mercado foi anulado. O carácter simbólico do sítio deu até direito a uma intervenção directa do primeiro ministro Rodríguez Zapatero. Há agora um gigantesco projecto de investigação em curso. Um milhão de euros de orçamento anual, dois arqueólogos de excepcional qualidade à frente da intervenção: Ricardo Izquierdo Benito e Lauro Olmo Enciso. Segundo Lauro Olmo em nenhum outro local de Espanha seria possível um tão radical projecto, sendo que os trabalhos em si são também uma prova à credibilidade da arqueologia. Os resultados finais não são claros, tendo em conta a "aridez" do que se encontra e a dificuldade de "vender" em termos públicos o que resta do urbanismo da antiga Toledo. Que os resultados apresentados são de grande qualidade é coisa que eu mesmo pude atestar.
.
A suivre.
.
Já agora: é evidente que não me passa pela cabeça uma situação semelhante em Portugal. Sobretudo tendo em conta o background académico do nosso PM...
Este invulgar e arrojado projecto tem página web:
www.toletumvisigodo.eu

1 comentário:

Anónimo disse...

...eu pedia logo uma autorização as autoridades competentes, e abria um restaurante mediaval,
ia ser brutal, o taberneiro a decoração ...
a ementa com aquelas ervas...
os javali a assar...

se isto fosse em portugal seria melhor, do que mais um centro comercial com as marcas das modas