quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SONDAGEM AUTÁRQUICAS - RÁDIO PLANÍCIE

Tenho sido questionado por vários amigos sobre a validade da sondagem da Rádio Planície em relação às autárquicas no concelho de Moura.
.
A resposta é simples. Aquilo não é uma sondagem. A credibilidade é nula... Vota quem tem acesso à net e quem tem acesso a computadores e os pode colocar a zero.
.
No meu caso pessoal, votei:
Duas vezes no José Maria
Três vezes na Sílvia
Uma vez no Simão
.
Depois desisti da brincadeira...
.

34 comentários:

Anónimo disse...

Caro Santiago

Será possivel encontrar as propostas da CDU para Safara?

Só conhecendo as propostas se pode votar em consciencia...

Obrigado

Curioso disse...

Tá mal, Caro Santiago! Então o mê amigo Rui nam teve dirêto ao sê voto??

Estô triste consigo, Santiago!

Bem, pelo menos dêu o sê voto aos amigos da palha três vezes!

anamarafada disse...

Quem quer ser milionário:

Então os gajos do PS têm maior acesso a PC's que nós???
Tá mal!!! Escolha a opção:

a) Na volta o Sócrates ofereceu Magalhães aos gajos.
b) Contrataram um gajo apenas para isso...
c) Não sei/ Não respondo
d) Os gajos do PC estão a fazer obra e não têm tempo para essas coisas

Paulo Nobre disse...

Meia dúzia pró Santiago!

Anónimo disse...

Da última vez que fui ver, o cds até tinha mais votos que o ps. Deve ser do "efeito Magalhães"...

Anónimo disse...

"a credibilidade é nula" -> Não está a ser duro de mais?!?

Anónimo disse...

Para quem ouviu/viu o debate de hoje entre os quatro candidatos à Câmara Municipal de Moura, não lhe é difícil acreditar naquilo que diz no post. Por isso, nem vale a pena comentar.

Mas é dem todo oportuno comentar o referido debate.

Foi visivelmente tendencioso. O objectivo foi, desde o início, dar ao candidato do PS as oportunidades certas para atacar o candidato da CDU e presidente da Câmara em exercício.

Mas nem por isso o Dr. José Maria Prazeres Pós-de-Mina perdeu o seu savoir faire e a serenidade de quem sabe do que fala e de quem sabe o que está a fazer.

Quanto ao candidato do PS, sentiu-se tão à vontade, tão em casa, que se revelou completamente: arogante, prepotente e mesmo rude e mal educado para com os seus adversários.

Juro que me fez lembrar José Sócrates nos seus "melhores" momentos de arrogância.

Se eram verdades aquilo que pretendia dizer neste debate, o candidato do PS demonstrou que as suas verdades têm pés de barro.

O concelho de Mura não tem, seguramente, nada de bom a ganhar com a candidatura dom PS.

Aliás, basta ler com atenção todo o seu programa eleitoral para constatar que, praticamente tudo aquilo a que se propõe fazer já está em desenvolvimento pelo actual executivo da CDU. As alegadas novidades vão depender fortemente do governo e, neste caso, todos sabemos o que a casa gasta.

Basta saber que o projecto da Câmara de Moura para resolver o problema da Ribeira da Perna Seca, em Sobral da Adiça foi chumbado na Assembleia da República por duas vezes, uma no governo de Durão Barrosos e outra já no governo de José Sócrates. isto, apesar dos esforços da Câmara de Moura e do deputado da CDU José Soeiro.
Não se sabe, ou não as fizeram efectivamente, qual foram as diligências dos deputados do PS pelo distrito de Beja sobre esta questão.
E repare-se que a Junta de Freguesia de Sobral da Adiça é um "feudo" do PS há anos.

Relativamente aos candidatos do PSD e do CDS-PP neste debate, fez-nos lembrar os debates de há quatro anos atrás: acabaram por concordar com o candidato da CDU em quase tudo, num discurso de "se está a ser feito, deve-se continuar".

Por tudo isto, a escolha dos mourenses só pode ser uma: apostar na continuidade de um projecto consistente e que não pode ser travado, sob pena de graves consequências para o concelho.

Fernando Pinto disse...

E porque não tambèm um ou vários votos no Rui Apolinário? Fiquei a pensar! Como não sou lá muito bom nestas coisas dos compotadores, eu só votei uma vez. Em todo o caso, mesmo que soubesse fazer essas coisas, tenho a certeza que só votaria uma vez e por certo que seria Rui Apolinário.

Dulcineia disse...

Esta SONDAGEM !? Lembra-me o que dizia um amigo meu em relacçao ao elevador do prédio dele : Nao tem MEMORIA, tem uma VAGA IDEIA.

maria josé henrique disse...

Às tantas até os socialistas de Mértola deram uma ajudinha... :)

Quanto a mim, não votei na "sondagem", mas em si votaria de certeza se fosse possivel...

Mas não há-de ser por falta do meu voto, pois estou convicta que ganhará por muitos.

E só faltam 5 dias...

abraço
mjh

Rita Custódio disse...

Santiago, nas últimas eleições ligaram-me para casa para fazer uma sondagem e eu, que estava sozinha em casa, disse que estava com mais cinco amigos e que todos votávamos CDU. E a informação passou... As sondagens valem o que valem: tanto em Lisboa como em Moura...a fiabilidade é zero! Resta dizer que me dei ao trabalho de ir apontando as várias sondagens que davam em diferentes meios de comunicação para as últimas eleições e as discrepâncias são inacreditáveis....Portanto, que se tirem as devidas conclusões...Força para os últimos dias de campanha!!!

Anónimo disse...

Continuo à espera das propostas da CDU para Safara...será que não existem???

As do PS são fracas...mas gostaria de conhecer as vossas...

Aguardo serenamente...

Anónimo disse...

É de lamentar q a sondagem não seja fidedigna, é de lamentar o q tem feito ao CDS
1ºos votos desenfreados q não reportam a qualquer bom senso, isto é desgastante para quem com rigor tenta ligitimamente dar voz ao seu patido.
2ºver q candidatos de outro partido até votaram mais na candidata do CDS q no seu partido (ou sabem q o seu partido não vale nada ou a candidata merece mesmo pq longe de mim pensar q é para gozar)
3ºO jornal a Planicie q deveria informar com rigor adulterou todas as candidaturas do CDS.
4ºcada vez mais penso q o CDS tem razão sobre as sondagens quem as faz é só para os mandar a baixo.

Ontem ouvi atentamente o debate, ontem ouvi que a candidata do CDS conhce o q é gestão, sabe o q é uma empresa,sabe como minimizar a queda das empresas existentes e diminuir desemprego, teve excelentes ideias sobre Turismo, dominou na CONTENDA, ou seja eu não sou do CDS, como poucos o são no concelho mas fiquei orgulhoso de ouvir uma jovem mulher com tamanha racionalidade e inteligência.Agora compreendo porque foi o rosto dado pelo CDS para o jornal de noticias sobre o tema "AS Muheres, a Politica e a Familia" agora sei pq é de todos os canddato a Moura a mais paparicada pelo partido( eles sabem q tem um diamante). Sou Mourense do PS mas orgulhoso de ver q temos gente com garra, e lamento ter q dizer não foi o candidato do meu partido, q quando foi "PICADO"(palavras do candidato)não soube ser politico, não teve jogo de cintura e claro o q mais me custou a ARROGÂNCIA.
O Candidato do PSD monocordico pouco conhecedor do q a candidata do CDS sabe por excelencia, sabe de licenciamentos e de urbanismo e ponto.Se o PSD gostar do seu concelho, daqui a 4 anos faz coligação com o CDS mas deixa a candidata do CDS avançar em numero um pq Palavras dela (Há cada vez mais pessoas a pensar como o CDS.
O Candidato da CDU é uma casette e um politico não se torceu com nenhuma "picadela".

Lamento tb a tontice da palha pq o meu candidato não gosta de boatos, dar relevacia a factos q mais não são q contornos politicos tb é de lamentar.

Nota: fiquesem saber se o meu candidato era do PS ou era uma candidatura independente "Viva Moura"

Joca

Santiago Macias disse...

Comentando algumas questões:

1. Não tenho aqui comigo as propostas da CDU para a freguesia de Safara. Mas posso obtê-las e remete-las por mail. Tem é que me facultar o seu.

2. A credibilidade de uma "sondagem" destas é mesmo numa. Não tenha dúvidas. Deixemos de lado a CDU e o PS, cujos números da "sondagem" são delirantes: o PSD com 4% e o CDS com 17%. Acha que isto tem alguma seriedade?

3. Caro Fernando Pinto: cada vezes te pareces mais o Ingmar Stenmark...

Anónimo disse...

Realmente as sondagens valem o que valem e a sua credibilidade é praticamente nula, ainda para mais quando se trata de uma votação na internet.
Em relação ao debate, permita-me o Anónimo das 23:13 discordar da sua opinião. Pareceu-me que foi um debate equilibrado, onde os candidatos e os moderadores tiveram como principal objectivo debater e esclarecer os ouvintes sobre as reais questões da vida do concelho. Em meu entender todos os candidatos tiveram as mesmas oportunidades de expor os seus pontos de vista e propostas, sem ter havido, em meu entender, beneficiação de ninguém. Julgo que por isto e pela postura de todos os candidatos neste debate, que ao invés de se pegarem aos gritos resolveram, e bem, aproveitar a oportunidade para esclarecer a população, penso ter sido um debate válido e positivo. Em nota de conclusão apenas referir que quando as coisas estão mal há realmente que criticar, de forma construtiva, para que possam melhorar, mas quando correm bem não devemos falar mal apenas por falar, uma vez que em meu entender acabamos por perder também a credibilidade.

Anónimo disse...

"prognosticos só no final do jogo" dizia o outro. Caro Santiago sabe perfeitamente que a contagem da sondagem é correta,mas pode não estar certa, pois o modo de votar na mesma, pode alterar o resultado e o Santiago sabe como, pois usou esse metodo que não é mais do que votar de cada vez num computador diferente. Talvez alguem mais o tenha feito e assim não há que lhes possa valer LOL

Sem Partido disse...

@Anonimo das 23:13

Graves consequencias para o concelho é dar continuidade a estes 12 anos de estagnação numa terra com estas potencialidades.

Deve ter visto outro debate certamente e não se dá conta que ainda nem todas as promessas do 1º mandato este executivo conseguiu cumprir.

Santiago Macias disse...

Publiquei esta da ESTAGNAÇÃO só pra dar um toque humorístico... Temos que se rir...

Anónimo disse...

Faço um apelo. Se por ventura ganhar a arrogância e prepotência do PS (votei PS nas legislativas), por favor NÃO EMBLEZEM MOURA com flores de plástico. Não queremos Moura parecida com a Lili Caneças.
É deprimente. Em Londres, aquelas floreiras são lindíssimas, o clima é adequado, mas aqui não. PLEASE.Até me sinto envergonhada quando vem alguém de fora e repara nas malvas que apesar de plástico até mudam de cor.

anamarafada disse...

ESTAGNAÇÃO em oposição ao enorme desenvolvimento registado no pais rosa e laranja?

Anónimo disse...

Fui ao site da Planície, fiquei abismada com as votações. Reiniciaram aquilo ou é mesmo o descrédito total? O CDS, por exemplo, desceu de 731 votos (vi eu, com os meus olhos) para 60...
Seria cómico, se não se tratasse de um órgão de informação que teoricamente pretende ser isento.

Enfim, assim de repente, ocorre-me aquele velho pensamento de que quanto mais alto se sobe, maior é a queda.

Anónimo disse...

Anónimo das 20:17

Quanto a não ter partido ficam-me sérias dúvidas.

Relativamente às promessas por cumprir desde o primeiro mandato, não é nada de extraordinário ou censurável.
Afinal, nem na nossa vida privada conseguimos atingir todas as metas que estabelecemos, quanto mais numa gestão pública, onde nem tudo depende da vontade e do saber fazer de quem gere e em que, além disso, é necessário estabelecer prioridades.

Sobre a estagnação, respondo-lhe da mesma maneira que me interpelou: em que concelho é que vive?

Vi e ouvi o debate e não me desvio nem um milímetro daquilo que escrevi, afinal, com o seu comentário, veio mostrar-me que estou certo, caso contrário, não se daria ao trabalho de me responder.

O adversário mais directo da CDU é o candidato do PS e, pelo que vi/ouvi, não desejo a nenhum mourense, nem mesmo aos próprios militantes socialistas, que a gestão da Câmara Municipal de Moura a alguém que revelou uma enorme falta de respeito, arrogãncia e prepotência relativamente aos seus adversários, os quais com uma calma natural, fizeram o seu papel.

Se tivesse participado no debate da Rádio Pax teria tido oportunidade de se polir. Agora é tarde. Moura viu e ouviu e tirou ilacções.

Já agora, para o Anónimo das 13:50o meu comentário tem a credibilidade que tem. É a minha opinião, que mantenho, como afirmei mais atrás.

E por aqui me fico. Definitivamente.

Anónimo disse...

Caro Santiago

Agradeço q me envie as propstas da CDU para Safara.
O meu mail é gatorodrigues@gmail.com

Abraço

maria josé henrique disse...

Amigo Santiago, quero agradecer-te publicamente por nos apoiares aqui em Mértola. Estás girissimo de facto e gravata, mas bem podias ter mandado uma foto com uma das tuas, já mais do que famosas, camisas coloridas :))

Acredita que também nós estamos contigo em Moura.

abraço

mjh

Anónimo disse...

Ò sem partido o Santiago diz que é para rir ,é mas é para chorar

Anónimo disse...

Um breve balanço da campanha autárquica em Moura.

Sem surpresa:
José Maria Pós de Mina - igual a si mesmo, não demonstrou desgaste governativo, boa capacidade política e de argumentação. Vai continuar a ser presidente. Tem ainda uma vantagem do seu lado, sempre que ganhou nunca fez caça às bruxas, como outros inclusive da CDU fazem, e outros que prometem fazer. Aqui demonstra grandeza de caracter.

Simão Janeiro - foi igual ao que se esperava, candidato fraco, sem grandes ideias e capacidade de as expor.

Surpresas:

Rui Apolinário - surpresa pela negativa. Demonstrou arrogância e no único debate em que participou, não soube escolher o alvo certo, disparando em todas as direcções. Molestou-se inclusive com as criticas dirigidas ao governo e não à sua pessoa. Tem pouca capacidade política e de encaixe de crítica.

Sílvia Ramos - surpresa pela positiva. Directa, concisa, defendeu sempre a mesma linha de orientação, ficando a ecoar das suas propostas o abaixamento dos impostos autárquicos, a praia fluvial na barca, e o urbanismo.
Contrariamente ao que muitos dizem, não acho que a candidata tenha por missão ser já eleita vereadora, mas sim, implementar a sua imagem e a do partido, e nas próximas eleições, não tenho dúvidas irá ser uma grande surpresa.
Contudo merece já ser eleita.

Santiago Macias disse...

O anónimo das 8:44 não deve ser daqui. Nem conhecer o volume de investimentos feitos no concelho. Bem como os outros que estão em preparação. Estagnadas andam algumas carreiras profissionais (e não falo da minha)...

Sem Partido disse...

O problema é mesmo esse, não passamos da preparação. 12 anos em preparação e meia dúzia de coisas que se possam dizer dignas do concelho.

Realmente já tinha reparado nessa sua veia do humor, de se rir da população de Moura.

Anónimo disse...

...em relação a Safara que é uma terra bastante agradavel e bonita,
será que já não gostam do vosso salvador, do messias que tanto esperavam o Sr. das grandes empresas dos Postos de trabalho...não deitem culpa á Camara quando a esmola é grande o pobre desconfia...

Anónimo disse...

Agradeço bastante o envio das propostas que lhe pedi do seu partido para Safara...ou será que as perdeu!!!

Assim vai o nosso concelho...de um lado o PS com propostas inócuas e da CDU nada...

Decididamente voto em branco...o que para a CDU não é nada bom em Safara!!!

Santiago Macias disse...

Para o anónimo das 10:46:
parto do princípio que seja o mesmo da mensagem de dia 8.10 (23:09); se assim é já terá sido contactado a esta hora pela nossa candidata em Safara.
E não, não é meu hábito não dar resposta nem perder documentos...
Quanto a opções de voto individuais é coisa que respeito mas não comento.

Anónimo disse...

Só uma nota:
Apesar da má vontade da rádio planície o debate ainda está disponível aqui
http://radioplanicie.com/flash_mp3_player/debate.mp3

Anónimo disse...

Sem partido deve ser cego, porque nao vê o que tem sido feito. Lá diz o ditado «o pior cego é aquele que não quer ver»

Anónimo disse...

Santiago não se canse ele há gente que não merece!!!