sábado, 10 de outubro de 2009

MOURA MAIS À FRENTE: UMA EQUIPA DE PRESTÍGIO PARA A ZONA DO ANTIGO MATADOURO

Embrenhado na campanha eleitoral deixei o facto passar ao lado. Foi o meu amigo Joaquim Caetano quem me alertou para a notícia:
.
A Estação Biológica do Garducho, na Amareleja (Mourão), da autoria do arquitecto João Maria Trindade, foi hoje galardoada com o Prémio FAD 2009 de arquitectura, o mais importante galardão da arquitectura ibérica, outorgado em Barcelona (Espanha).O júri do certame deste ano destaca na obra arquitectónica de João Maria Trindade, o facto de “gerar lugares e emoções no meio de uma paisagem sem fim”. (in Público)
.
A notícia tem um erro factual, ao atribuir a Amareleja ao concelho de Mourão, quando, de facto, a Estação do Garducho fica na freguesia da Granja. Essa não é a questão decisiva. O facto relevante é que este mesmo arquitecto ganhou, há pouco, o concurso para a execução de reabilitação do antigo Matadouro Municipal e respectiva área envolvente, na cidade de Moura.
.
Fico sempre contente quando estas coisas acontecem. Depois de tanto tempo a levar pancada - uma crítica recorrente é que contratamos equipas de fora - é bom constatarmos que temos razão quanto a critérios de exigência. Este prémio de grande prestígio atribuído a uma equipa que está a trabalhar com a Câmara de Moura dá razão às nossas opções. Para o nosso concelho é assim: as melhores equipas, os melhores projectos e as melhores concretizações.
.
Estação Biológica do Garducho (fotografia Cidália Guerreiro / Amarelejando)
.
Sobre a Estação Biológica do Garducho veja-se:
http://www.ceai.pt/ebg/#home
.
Sobre a equipa que vai realizar o projecto da zona do Matadouro consulte-se a página web respectiva:
http://www.venturatrindade.com/

8 comentários:

Isobel disse...

Curiosamente, estava agora mesmo a ler sobre um projecto de Niemeyer para Ponta Delgada, orçado em 3 milhões de euros... com tão bons arquitectos portugueses. Estive há pouco tempo neste local e achei impressionante o modo como o edifício está tão bem enquadrado na paisagem. Projecto inteligente e merecidamente galardoado. Bom saber isto.

Anónimo disse...

...este edificio, da foto é aquele
na estrada de valencita ?...

Santiago Macias disse...

É esse mesmo!

Amarelejndo disse...

Em Abril de 2009 já tinha feito referência a este edificio no Amarelejando, só não sabia que a equipa de arquitectos que vai elaborar o projecto do Antigo matadouro era a mesma. Muito bem.

Não sendo eu entendida em Arquitectura, aquele edificio sempre me despertou interesse, sempre achei que era especial.

Já agora essa foto tem direitos de autor. :)

Estes são os dois links onde faço referência à EBG.

http://amarelejando.blogs.sapo.pt/31353.html

http://amarelejando.blogs.sapo.pt/67016.html

Santiago Macias disse...

Tem sim, Cidália. Está feita a correcção.

Amarelejando disse...

Muito obrigado pela referência.

Mas estava a brincar. Sabe que tem a minha autorização para utilizar qualquer informação do Amarelejando.

Anónimo disse...

Gostei do que vi do projecto. Parece-me um projecto arejado e completamente integrado no tecido urbano.
Mais uma boa escolha!

Amarelejando disse...

Já agora a EBG está a preparar uma acção que decorrerá no dia 24 de Outubro de 2009 no âmbito da iniciativa à escala mundial 350.org, que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática.

Brevemente darei notícias no Amarelejando

www.350.org