segunda-feira, 12 de outubro de 2009

MOURA - 2009/2013

E no concelho de Moura foi assim. Maiorias absolutas para a CDU na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal. Algo que não acontecia há 24 anos. É, estou em crer, o resultado do intenso trabalho do mandato que agora acaba. O futuro é em frente, sempre em frente.
.
Câmara Municipal

.
Assembleia Municipal

62 comentários:

Lopes Guerreiro disse...

Parabéns!
Um abraço.

anamarafada disse...

Parabéns e força para os próximos 4 anos!

Viva Moura!

anamarafada disse...

É impressão minha ou nota-se uma subida do CDS-PP relativamente a 2005?
Terá sido da missão "fardos de palha"?

Anónimo disse...

Pois eu já estava á espera destes resultados. O pessoal compreendeu que quem gosta de Moura não podia votar em listas milagrosas. A "equipa actual" tem feito muito por Moura, mesmo em presença dos vendavais económicos mundiais que todos conhecem e que alguns querem ignorar. Os Mourenses reconheceram e acreditam que se pode fazer mais. Força, parabéns e um bom mandato.

Alexandre disse...

Parabéns! Por aqui (Cascais), por mais que se vote, continuamos a ser poucos..

Anónimo disse...

Eu não acredito, mas dizeram-me que a candidata do CDS/PP, foi à sede do Pós de Mina, dar-lhe pessoalmente os parabéns. É verdade?
Se assim foi mostrou atitude democrática que é de louvar.

Anónimo disse...

...Parabéns a esta equipa Galactica
um bom trabalho,bons projectos, Moura sabe que pode contar com voçes FORÇA...

Jorge Liberato

Anónimo disse...

Tá tudo dito.

Guedes disse...

Parabens e força,os cães ladram e a caravana vai seguindo o seu caminho.Pena é que em alguns concelhos o PSD tenha votado PS para retirar Câmaras a CDU.

Curioso disse...

Se puder, coloque os resultados de 2005 para o pessoal ver a diferença.

A CDU teve um aumento de 246 votos, significando sensivelmente mais 6%, contra uma redução de 182 votantes no PS (também uns 6%).

Dulcineia disse...

PARABENS !

Anónimo disse...

Parabéns. Ainda bem que o Santiago fica em Vereador.

Anónimo disse...

Também esperei por estes resultados com muita tranquilidade. Não há melhor propaganda que o trabalho realizado. A população reconheceu esse esforço e os resultados estão à vista.
Parabens a todos os que se empenharam, acreditaram e deram a cara por este projecto.
Parabens aos eleitos na Câmara, pelo trabalho e horas de dedicação a esta causa comum.
Viva a CDU!

B.B.

Anónimo disse...

Antes de mais quer dar-vos os parabéns! Mas tenho de reconhecer que estava errado na leitura que fiz anteriormente.
Entre o Ardila e a Toutalga

Anónimo disse...

Depois de um suspiro profundo, um novo fôlego tomado para mais uma missão: fazer deste Concelho, um território cada vez melhor!
Parabéns a tod@s!

Anónimo disse...

Como funcionária da autarquia, felicito os vencedores. Há muito a melhorar, há que motivar os funciona´rios para darem o seu melhor. Mas sinto-me aliviada por nao ter ganho a lista do PS que comiam crianças ao pequeno almoço. Diziam que os primeiros 2 anos não iam fazer nada seria só para arrumar a casa. Como funcionária, senti-me ofendida. Dou o meu melhor todos os dias. Acredito que os meus colegas fazem o mesmo. Não haveria necessidade de rolarem cabeças. Ao menos o Sr. Presidente não é vingativo e recebe da mesma forma as diferenças d eopinião. Parabéns.

térpsicore disse...

Muitos Parabéns Santiago!

Não sou de Moura, mas como deguidora deste blog sabia que o resultado só poderia ser a vitória da CDU, pelo trabalho e transparência da vossa equipa. Nao sou (nem creio que algum dia venha a ser) comunista, mas se vivesse em Moura, teria certamente votado CDU, por aquilo que vejo que tem sido a vossa intervenção na autarquia.

Noutros reinos comunistas não se trabalhou assim e ALJUSTREL e BEJA perderam a gestão comunista!!!!

Em Mértola, como se previa nada de novo. E ainda bem!

Desejo-lhe mais 4 anos de intenso trabalho. Parabéns!

Amarelejando disse...

Parabéns, pela vitória da CDU no Concelho de Moura.
Esta equipa merece.

Unknown disse...

Obrigada pelo caminho feito até agora.
Parabéns por ontem e cada vez maior empenho para o futuro.
Abraço a toda a equipa
ME

Anónimo disse...

Enquanto Sobralense felicito o Santiago pela vitória da Câmara Municipal de Moura. Entristece-me saber, que o Sobral voltou a ganhar o Partido Socialista(PS). O Sobral não tem evoluido um dia mais que outro, mesmo assim a população votou em João Dinis, homem sem perfil para o que faz, mas enfim o povo gosta disso. Não devia dizer estas palavras mas é a verdade, a ribeira não deveria ser arranjada, que só desta forma o povo verá que devemos mudar. Ao Gabriel os meus parabéns, não ganhou, mas subio muito, esteve quase, mas não foi o sufeciente. Mais uma vez, muitos parabéns Santiago, e força para os próximos 4 anos.

Rita Custódio disse...

MUITOS PARABÉNS! Fiquei muito contente com o resultado desta óptima equipa! Por motivos familiares e partidários estava muito atenta ao resultado de Moura e do Seixal e gostei das votações. Aqui por Lisboa infelizmente continuamos na mesma...pensam em ciclovias e pouco mais. A cidade está mesmo MUITO MAL...Nem sei o que é pior: se a direita encapuzada ou a direita às claras...venha o diabo e escolha. Em todo o caso, fico feliz por vocês e por Moura!

Carlos Viegas disse...

Parabéns pelo resultado.
Bom trabalho. Sempre disponivel para ajudar nas artes do desporto e das canoas.
Abraço.

Miroslav disse...

O nosso muro de Berlim está dificil de cair, é mais alto que noutros locais, mas vai-se aproximando a queda a este reduto de 4 concelhos soviétcos, felizmente noutros locais começam a ver a luz do progresso, e nós a vê-la passar...

Anónimo disse...

12 anos passados e Santo Amador quase na mesma, será que é agora que vamos ter a nossa Zona Industrial?, água em condições no Verão?, acho que já mereciamos mais alguma coisa , do que nos tem dado nestes 12 anos para a nossa terra.

Fátima disse...

Parabéns e bom trabalho.
Viva Moura. Viva a CDU

Anónimo disse...

Caro Santiago Macias, quero dar-lhe os parabéns pelo excelente blog que aqui nos apresenta. Conheci-o através de um blog de Mértola e desde aí tenho sempre seguido o seu trabalho.
Todos os dias leio o que escreve com bastante interesse.
Hoje, ao ver o Sr. Vasco Pulido Valente (que deixou a Câmara Municipal de Mértola a meio do mandato) e procurou a sua rica vida noutras paragens(parece que ia para a EDIA) e ao ganhar a autarquia de Beja vem falar para a televisão a dizer que agora é que vai começar a democracia em Beja (é um insulto para a CDU que fez ali um bom trabalho). Ainda bem que Serpa ( a minha terra) é CDU há tanto anos.
Viva Moura!

Moinante disse...

Parabéns pela vitória eleitoral...agora toca a trabalhar e a arranjar trabalho para todo o Concelho e não só para Moura!

Abraço

AM disse...

A qualidade acaba sempre por vencer. Parabéns e força para concluir os projectos anunciados.
Abraço!

Paulo Nobre disse...

E o futuro é mesmo assim: incerto.

Abraço e bom mandato!

Anónimo disse...

É impressão minha ou cerca de 170 votos fugiram do PSD para a CDU. Votaram PSD para a Assembleia mas depois para a Camara votaram CDU ou não gostavam do Simão, ou preferiam Pós de Mina ao Rui, ou as duas coisas.LOL

Unknown disse...

Camarada Santiago antes de mais os meus parabéns pela grandiosa vitoria da CDU no nosso concelho!!! Esta vitória é sinónima de 12 anos de trabalho feito, de promessas cumpridas, de desenvolvimento do nosso município (apesar de por vezes como acontece no meu querido Sobral as entidades estatais fecharem as portas à CMM no financiamento de obras fundamentais como é o caso da Ribeira da Perna Seca), e de um excelente trabalho de divulgação do município além fronteiras.
Quero também felicitar os nossos camaradas de Santo Aleixo da Restauração e Safara pela conquista das suas respectivas assembleias de freguesia que não nos pertencia há já demasiado tempo. Quando a São João Baptista é uma prova do trabalho dos eleitos da CDU no cumprimento das promessas e na sua aproximação à população com o fim de colmatar as suas inúmeras carências.
Quanto ao meu Sobral da Adiça não ganhámos mas congratulamo-nos pela campanha realizada onde apostamos no esclarecimento da população sobre certas matérias sensíveis cujo o executivo em funções e novamente eleito teimava em não esclarecer pondo as culpas na CMM. Ficamos a apenas 33 votos de ganhar essa Junta de Freguesia, algo impensável há um tempos atrás. O ponto mais importante apesar da não vitoria foi o facto de sentir o espírito abrilista, de fraternidade, solidariedade, cumplicidade e amizade de volta nas almas do meu povo em torno da CDU.
Não fomos eleitos mas prometemos 4 anos de árduo trabalho na assembleia de freguesia em prol de UM SOBRAL MELHOR e da eleição daqui a 4 anos de CDU nesta terra tão revolucionaria.
Um grande abraço Marxista-Leninista
Viva a CDU
Viva o Concelho de Moura
Gabriel Ramos

Anónimo disse...

22 comentários e 21 a dizer bem...está a aceitá-los todos sr. vereador?

Eu não fiquei contente, sobretudo pelos números 2 e 3 da CDU...mas que fazer?

Ao menos caiu o estandarte na Amareleja...e daqui a 4 anos acaba-se o Pós de Mina...e aí é que vão ser elas!

Como até lá vocemecês é que ficam, desejo boa sorte e se quiserem colaboração digam.

GabrielRamos disse...

Camarada Santiago antes de mais os meus parabéns pela grandiosa vitoria da CDU no nosso concelho!!! Esta vitória é sinónima de 12 anos de trabalho feito, de promessas cumpridas, de desenvolvimento do nosso município (apesar de por vezes como acontece no meu querido Sobral as entidades estatais fecharem as portas à CMM no financiamento de obras fundamentais como é o caso da Ribeira da Perna Seca), e de um excelente trabalho de divulgação do município além fronteiras.
Quero também felicitar os nossos camaradas de Santo Aleixo da Restauração e Safara pela conquista das suas respectivas assembleias de freguesia que não nos pertencia há já demasiado tempo. Quando a São João Baptista é uma prova do trabalho dos eleitos da CDU no cumprimento das promessas e na sua aproximação à população com o fim de colmatar as suas inúmeras carências.
Quanto ao meu Sobral da Adiça não ganhámos mas congratulamo-nos pela campanha realizada onde apostamos no esclarecimento da população sobre certas matérias sensíveis cujo o executivo em funções e novamente eleito teimava em não esclarecer pondo as culpas na CMM. Ficamos a apenas 33 votos de ganhar essa Junta de Freguesia, algo impensável há um tempos atrás. O ponto mais importante apesar da não vitoria foi o facto de sentir o espírito abrilista, de fraternidade, solidariedade, cumplicidade e amizade de volta nas almas do meu povo em torno da CDU.
Não fomos eleitos mas prometemos 4 anos de árduo trabalho na assembleia de freguesia em prol de UM SOBRAL MELHOR e da eleição daqui a 4 anos de CDU nesta terra tão revolucionaria.
Um grande abraço Marxista-Leninista
Viva a CDU
Viva o Concelho de Moura
Gabriel Ramos

Anónimo disse...

Nestes 22 comentários dá para ter a noção que o resultado deste sufrágio é o melhor e mais justo para o nosso concelho, independentemente das ideias politicas de cada um.
Felicito desde já a equipa da CDU pela vitória nestas eleições, mas os meus mais sinceros parabens vão para o povo, que soube fazer a distinção entre um homem humilde do povo e um jovem ambicioso, mas ao mesmo tempo arrogante, que sempre demonstrou não ter perfil para assumir um cargo de tamanha importância.

PARABENS MOURA, os verdadeiros vencedores.

Anónimo disse...

ESTES RESULTADOS CAIRAM-ME COMO SE PORTUGAL FOSSE CAMPIÃO NA AFRICA DO SUL. SENDO SIMPATISANTE SOCIALISTA, E VENDO A ARROGÂNCIA DOS "MEOs" ;), SÓ LHES POSSO DAR... ( á CDU ) OS MELHORES DESEJOS de UM BOM TRABALHO, IGUAL OU MELHOR DO QUE JÁ MOSTRARAM E FIZERAM.... PARABÉNS, e daqui a 4 anos cá estaremos... porque o "campionato" continua. Neste MOURA-CDU, ganham os MOURENSES.

francisco perfeito caetano disse...

Aqui do Porto de Gaia e de Esposende, com um pé na Cova da Piedade, Almada e Seixal(nestas três sempre foram 41 anos de vivência e intervenção), curiosamente, ou talvez não, o "coração" sempre me leva para Safara.Como desejava "ganhei"!Já o mesmo não se passou em terra de minha progenitora; o que se passou em Amareleja?A esta distância não compreendo a não vitória da CDU.Então o SOL não iluminou o povo? A mensagem não passou?A ligação com as bases não funcionou? Quanto ao Sobral sempre foi terra de...Desejo que a ribeira seja arranjada,enfim,mas que os "sobralenhos"deviam "meter a mão na consciência", deviam.
Aproveito para parabenizar todos os comunistas e seus companheiros de jornada com a vitória de Domingo no concelho de Moura com especial destaque para Safara.
Que o Sobral e Amareleja olhem para o "sol que vai nascendo" em Safara e que os raios doirados os iluminem em próximas eleições.
Particularmente(apesar da etno-camisa!!!)desejo-lhe um bom mandato no lugar de vereador ou de outro mais elevado que esta preparado para ele já o sabemos e que têm capacidades também.
Bom trabalho aí por baixo pois nós cá por cima acabámos de perder a Ilda em Gaia e o Honório em Matosinhos, no entanto conseguimos manter o Rui Sá no Porto para além de não ter entrado o bloquista aqui da Faculdade, o que me deu um particular satisfação.

Cumprimentos

Caetano

Anónimo disse...

Miroslav (14:35)

Muro de Berlim? Concelhos soviéticos?

Carissimo, em que época é que vocemecê vive? Ou melhor, em que concelho é que vocemecê vive?

Se anda a ver passar o progresso algo de muito errado se passa consigo. Olhe à sua volta, com lhos de ver. Tire esa venda feita de frustração e impotência por não ser ainda desta quie deita mão a um "tachinho" ou a um "job", como queira, e entre na realidade.

Moura é e será cada vez mais um concelho de progresso, onde cada um tem tem obrigação de dar o melhor de si para ajudar a percorrer o caminho que foi traçado. Ninguém esqueça que é para a população que o executivo trabalha. e a Câmara Municipal de Moura será mais forte, terá mais poder de reivindicação se tiver o apoio da população. Mas também o será se as pessoas contribuirem com as suas ideias, com as suas sugestões e, porque não, com as suas críticas, porque como costuma dizer o presidente Pós-deMina "também podemos levar uns puxões de orelhas se for preciso".

Deixemo-nos pois de coisas e vamos todos trabalhar para alcançar o mesmo objectivo: o desenvolvimento social e económico do concelho.

É hora de trabalhar, todos juntos, deixando de lado preconceitos bacôcos e antiquados.

Anónimo disse...

Exactamente, não poderia deixar de estar mais de acordo. Basta olhar para Mértola, Ferreira, Almodôvar, Ourique ... e o desenvolvimento até ofusca.

Helena Romana disse...

Camarada Gabriel, esqueceste-te de Santo Amador! Apesar de sermos a mais pequena freguesia, e como eu já disse num comentário anterior, por aqui batemos recordes percentuais. O que mais uma vez se confirma.
Votos de um óptimo trabalho para ti e parabéns pela dedicação e empenho.

Ao amigo anónimo das 15.24: Compreendo os teus anseios. Acredita que os processos não estão parados.

Santiago Macias disse...

Basta um acontecimento político para termos uma chuva de comentários.
Apenas uma clarificação: tenho publicado todos os comentário publicáveis.Os únicos que excluo são os que têm conteúdo difamatório. Julgo que há sempre vantagem em as pessoas se identificarem, mas enfim...

Gabriel Ramos disse...

Camara Helena Romana lamento imenso pelo meu esquecimento lamentavel.Como bem sabes quem defende o nosso partido e os nossos ideais como nós, nao fazemos qualquer destinção pelo tamanho da freguesia e do numero do seu eleitorado. Acredita que ao fazer o porta a porta em Santo Amador senti-me em casa tanta era a manifestação de apoio e carinho por parte de todos os teus eleitores.
Como nunca é tarde mando-te os meus parabens e continua a fazer o magnifico trabalho que tens realizado nessa tão linda terra do nosso concelho.
um beijo marxista-leninista
Viva a CDU
Viva o Concelho de Moura
Gabriel Ramos

anamarafada disse...

Uma observação:
Em amareleja,o eleitorado do PS e PSD votaram nos independentes.
Vejam os reultados do PS lá há 4 anos.
A CDU perdeu a junta mas foi o PS que perdeu os votos para os independentes. Se não fosse isso tinha sido um bom resultado da CDU lá.... 3 votos de diferença apenas...

anamarafada disse...

Quem quer ser Milionário II:

Porque é que o AA está feliz?

a) Porque manteve a Junta de Stº Agostinho!Ele é que é o presidente da junta.
b) Porque manteve Sobral!
c) Porque é presidente do ps no concelho, com resultados desastrosos, perdeu Safara e Santo Aleixo para a CDU e deu a junta de amareleja aos independentes. Resultado politico negativo. Não tem motivos para estar feliz!
d) Porque têm estado uns dias lindos de sol e calor!!! A vida é bela! que se dane...

Curioso disse...

E o post do poema?! Népia, não há mais que 2 pequenos comentários.

térpsicore disse...

@anónimo das 20:56 do dia 12 Out.

Uma pequena correcção quanto ao nome do actual presidente da Câmara Municipal de Beja:

JORGE Pulido Valente!

E quanto a este senhor ter deixado a Câmara de Mértola para ir para a EDIA com objectivos de se candidatar à Câmara da cidade de Beja, foi uma decisão politicamente acertada. Deixou a Câmara de Mértola bem entregue e conquistou Beja,PORQUE OS BEJENSES o quiseram! É a democracia!

Já lhe chamam o "papa comunistas"!

Dulcineia disse...

Este post ja bateu o record de comentarios desde que o blog "Avenida da Saluquia 34" existe, nao ?

Anónimo disse...

amigo santiago não "acompanhei" as eleições em Safara para pelo que os militantes(outrora simpatizantes CDU) me transmitiam o ps ganharia com maioria absolota. ironizando um pouco á pinto da costa pergunto: quem ganhou em Safara?
ou seja com que percentagem ganhou o ps. que segundo me apercebi é a nova geração de filhos de apoiantes ferrenhos da CDU que agora estão a saboriar estas vitorias . haverá alguem que lhe possa transmitir a itenção de voto da maioria dos eleitores do concelho?
o anonimo que falou cosigo no dia das eleições, o que comentou sobre a tal camisa.
um abraço e mts parabens bom trabalho

Anónimo disse...

os meus parabens a CDU por ter ganho no concelho de Moura. Infelizmente na Amareleja ganharam os independentes, À custa das pessoas da terceira idade pois muitos foram impedidos de o fazer porque não tinha uma porcaria de uma declaração medica para poderem votar apoiados por uma pessoa da sua confiança. acontece que para terem essa declaração tinham que percorrer 27km, uma vez que na Amareleja ao fim de semana o centro de saúde está fechado e ninguem avisou que era preciso o tal papelinho. Cheguei aduvidar se estou realmente no seculo xxI depois de C ou no século XXI A C será que estou errada na data? Acho que não, o que há é falta de papel higienico. E fui testemunha que isso aconteceu.

Santiago Macias disse...

Alguns brevíssimos comentários:

1. Este tema já causou, cara Dulcineia, um recorde absoluto de comentários.
2. TERPSICORE: é de facto JORGE PULIDO VALENTE. Esclareça-se que Vasco Pulido Valente é um pseudónimo e não um nome.
3. A CDU ganhou, de facto, a Junta de Safara.

Anónimo disse...

Cara Helena Batista, não são anseios,é a realidade destes 12 anos,mas pareçe que o povo de Santo Amador gosta assim.

Anónimo disse...

Estas eleições demonstram bem o reconhecimento do trabalho efectuado ao longo destes anos, e vem também deitar por terra a credibilidade daquela "sondagem fantasma" que dava a vitória ao candidato do PS com 247 votos de diferença mas que acabou por perder por 962... coisa pouca!!

José

maria josé henrique disse...

Apetecia-me responder a dois ou três comentários que aqui estão sobre Mértola, por respeito a ti, caro Santiago, não o vou fazer. Hoje apenas quero felicitar a equipa que integras e, perdoem-me os teus colegas, muito especialmente a ti. Parabéns e continuação de bom trabalho.

abraço
mjh

Anónimo disse...

Caro Santiago

Gostaria de lhe fazer uma pergunta,quem acha que perdeu mais nestas eleições?
A CDU por ter perdido o bastião Amareleja ou o PS por ter perdido Safara e Santo Aleixo da Restauração?

Abraço

Miroslav (ou Vladimir p/ amigos) disse...

@anonimo 13/out 9:43

O comentário que deixei em jeito de provocação e ao qual você faz a pergunta:
Muro de Berlim?
Concelhos Soviéticos?
Em que época você vive?

Nem precisa de grandes considerações quando o seu camarada Gabriel Ramos, canditato pelo Sobral, vem de foice e martelo em punho, da sua terra revolucionária, e termina com um "abraço Marxcista-Leninista". Ah ah!

Não será você que vive noutra época e não quer ver?

Acorde!!!

Anónimo disse...

Desde já muitos parabéns!!gostaria mesmo de saber se é desta que a freguesia de Santo Amador vai ter "CAMPO DE FUTEBOL","PARQUE INFANTIL PUBLICO"?Somos poucos mas bons, merecemos esta pequena atenção!

Anónimo disse...

Miroslav (ou Vladimir p/ os amigos)

Não meu caro, vivo numa época onde me é permitido fazer o que me dá na bolha, trabalho numa câmara onde digo aquilo que penso e vou de vez em quando a uma aldeia que me deprime como se entrasse num dos mais rigorosos cenários de Dickens.

Quanto ao meu camarada Gabriel, a quem saúdo (vai longe este puto), pode apregoar como lhe aprouver o seu marxismo-leninismo, tal como você tem tido espaço para mostrar a sua frustração através daquilo a que chama "provocação" (já lhe ouvi chamar muita coisa, até dor de cotovelo, mas provocação nunca Ah! Ah!).

Disse. Definitivamente.

Anónimo disse...

Sr. Vereador não ha respostas para SANTO AMADOR - não são só os votos que contam.

Santiago Macias disse...

As melhores respostas em Santo Amador forma dadas pelos habitantes.
Gostaria de esclarecer, e uma vez que me parece que quem escreve não é de Santo Amador, que forma dados importantes passos naquela freguesia (designadamente na requalificação da Escola, na resinstalação dos serviços de saúde, na conclusão do projecto do chamado Quintalão do Padre e na finalização do processo da UP1). Para além disse, temos a estação elevatória da Rua dos Bispos em fase de instalação e decorrem as obras de finalização do Centro Cultural).
Foi assim e vai continuar a ser assim.

Miroslav disse...

@ anonimo 15 de Outubro de 2009 20:45

"...vivo numa época onde me é permitido fazer o que me dá na bolha, trabalho numa câmara onde digo aquilo que penso..."

Claro que sim, desde que tenha o cartão do partido...

Também já estive nessa aldeia que fala, mas olhe que aquilo agora é vila, e independente.

Quanto às referência, também me parece que vai longe, a seguir veio o Estalinismo.

Tb tenho dito.
Abraço Estalinista.

Santiago Macias disse...

Também me parece que está tudo dito, com liberdade, embora nem sempre com moderação. Os que se "passaram" foram cortados...

Anónimo disse...

Finalização do processo UP1?, para quando? Senhor Vereador esperamos a tanto tempo ... quintalaõ do padre? o que é que ja foi feito? por favor...os esgotos em céu aberto na rua dos bispos estão igual.

Anónimo disse...

Miroslav

Desculpe Santiago, mas tenho que dar resposta (já que tenho fama de ter resposta para tudo, também quero ter o proveito).

A aldeia a que me referia não é Amareleja. Sei que é vila. Agora, quanto a ser independente...tenho sérias dúvidas, e como eu, muita gente.
A aldeia a que me referia é Sobral da Adiça. E mantenho o que disse: é deprimente:

Sobre o "cartão", o meu é mais para o laranja. E não me venha dizer que está "descorado" pelo sol, porque não é original, já outros se adiantaram.

Tenha calma, relaxe, olhe que são quatro anos. É muito tempo para andar em stress.

Tenho dito.