quinta-feira, 15 de outubro de 2009

LAS LANZAS

A noite eleitoral do passado domingo fez com que uma delegação da candidatura do Partido Socialista se deslocasse à Câmara Municipal de Moura para felicitar o reeleito Presidente José Pós-de-Mina. Um acto normal em democracia, mas que deve sempre registar-se. Eu próprio fiz o mesmo em 2001, quando fui o primeiro a felicitar o meu adversário, e amigo pessoal, Joaquim Santos pela sua vitória para a Assembleia Municipal. Nem sempre as coisas assim são, e em 2001 não houve outras felicitações, pelo que o meu amigo Pós-de-Mina não teve quem o parabenizasse da parte contrária. Sublinhe-se que o fair-play fica sempre bem. O cavalheirismo também.
.
.
La rendición de Breda ou Las lanzas é um célebre quadro de Velázquez (1599-1660). Foi pintado em 1631 e está hoje no Museu do Prado, em Madrid. Representa a rendição de Justino de Nassau, que defendia a cidade de Breda (Países Baixos), face às tropas de Felipe IV, comandadas por Ambrosio de Spinola.
.
Os protagonistas estão no centro do quadro. Justino de Nassau tem as chavas de cidade na mão, mas o seu adversário impede-o de ajoelhar, pondo-lhe uma mão no ombro e tratando-o com dignidade. Mas do que uma vitória militar, o encontro representa um momento de cortesia. O herói militar surge aqui como um adversário à altura do homem que acabara de derrotar.
.
É um dos meus Velázquez preferidos. O Museu do Prado está também no meu top privado.
.
Sobre o Museu do Prado:

8 comentários:

anamarafada disse...

Lamenta-se que esse fair-play não tenha existido sempre ao longo da campanha....

Anónimo disse...

Esse fair-play não só não existiu, pela parte do PS, como chegou a ter contornos de arrogância!
No debate a 4, que a Rádio Planície promoveu, houve alturas em que o candidato do PS foi mal-criado (tendo mesmo sido confrontado pelo candidato do PSD que lhe chegou a dizer que se alguém quer ser presidente duma Câmara tem de aprender a ouvir os outros e a conviver com as críticas e não apenas com os elogios). Esta má-criação aconteceu quando o candidato do PS, de forma intimidatória, gritou bem alto (foi perfeitamente audível que chegou, inclusive, a bater com a mão na mesa!) para o presidente Pós-de-Mina, que não permitiria que à frente dele se dissesse que o PS esteve contra o Projecto Fotovoltaico de Moura (imagine-se!)...
Já para não falar no "famoso" blogue que "roçava a perfeição" onde a Câmara foi sistematicamente atacada por alegados "anónimos" (mas que toda a gente sabe quem são).
Lamento que a campanha do PS tenha seguido por caminhos tão pouco saudáveis.
A apresentação de parabéns ao Presidente Pós-de-Mina (para além de justa e normal, em democracia) não foi mais do que uma tentativa de branquear uma evidente azia!
Já agora, uma palavra para os candidatos do PSD e do PP: no referido debate a 4, quer um quer outro candidatos foram suficientemente honestos para criticarem aquilo que achavam que deveriam criticar e elogiar o trabalho da Câmara quando achavam que deveriam elogiar! Um exemplo, este sim, de fair-play! Parabéns!

Anónimo disse...

Também se lamenta em Mértola, Aljustrel e Beja .LOL

Anónimo disse...

A bem da verdade em 2005 a candidata do CDS Sílvia Ramos foi à Camara felicitar o presidente reeleito, agora 4 anos depois voltou a fazer o mesmo mas junto á sede de campanha ( estava lá e vi). Pergunto ao seu presidente.

Anónimo disse...

...saber ganhar e saber perder...
vai haver cursos de formação...
3 anos de curso 1 de estágio...

anamarafada disse...

Anónimo das 18:43

Isso da formação em fair-play acho muito bem...

O pior são as saídas profissionais para os rapazes depois de formados. Depois não as há...
Tá mal!!!
;)

anamarafada disse...

Quanto aos blogues dos tais:
Só temos a agradecer a esses senhores a oportunidade de nos mostrarem "a nu" o seu nível cultural e intelectual.
Certos posts são simplesmente inesquecíveis, "roçando a perfeição".
Esperamos que voltem... Não vá o pessoal esquecer-se ...
Espero, no fundo, que tenham aprendido a lição: Não se ganha com jogos sujos e o povo não é estúpido e muitos sabem a origem e os vários significados da palavra "Indígena".

Dulcineia disse...

"...o fair-play fica sempre bem. O cavalheirismo também." E a educaçao ainda melhor.

Quanto ao Museu do Prado, foi o primeiro museu que visitei na minha vida. Tinha 4 anos. Visitava-o com frequência quando o frio madrilenho apertava e nao podia andar de baloiço no Retiro. Ainda hoje me recordo que o tamanho das telas me deixavam embasbacada e...calma.
Hoje foi a vez de levar a minha filha de 4 anos ao Musée d'Art Moderne de Paris.
Quando nao souberem o que hao-de fazer com os vossos filhos, pelo amor de Deus, NAO OS LEVEM AOS CENTROS COMERCIAIS.

Visitem um MUSEU.