terça-feira, 13 de outubro de 2009

JOSÉ TOMÁS - CLASSE DENTRO E FORA DAS ARENAS

A novidade foi-me contada ontem à noite na Taberna al-Andaluz, pelo eng. José Manuel Morgado. O toureiro José Tomás entregou 200.000 euros a 13 associações catalãs que têm como objectivo combater situações de desigualdade. O que nos diz o diestro é tão simples quanto isto: "Poder hacer lo que más te gusta y llena en la vida y, con ello, poder colaborar con gente que necesita ayuda de verdad provoca una profunda satisfacción". Através da Fundação José Tomás quis ajudar desta forma os mais desfavorecidos da Catalunha tendo declarado: "Debo mucho a esta ciudad, a sus aficionados y a su público y esta es mi forma de devolverles parte de lo que me ha dado".
..
José Tomás é um toureiro caro? Imagino que sim. Mas deixa todo o seu esforço na arena, como pude constatar este ano em Badajoz e em Huelva. Faz o que mais ninguém faz, com classe e temple. E é um homem de grande classe fora das arenas. Como fica demostrado através desta fundação.

.

.
A Taberna al-Andaluz é pouso seguro para aficcionados e para todos os que gostam de tapear e de comer bem. O sítio está arranjado com bom gosto e o anfitrião recebe-nos com elegância e discrição.
.
Fica em Reguengos de Monsaraz na Rua Primeiro de Maio 39. Fecha aos domingos.

8 comentários:

Dulcineia disse...

"Biieeennnn !!!!!"

Helena Romana disse...

Gosto da festa brava. De touros e toureiros. A palavra nobreza empregue muitas vezes no mundo tauromáquico assenta aqui na perfeição a José Tomás.

P.S. - Comentário fora da politica. Está bem assim?

Santiago Macias disse...

Está perfeito!

Anónimo disse...

Como a minha conterrânea e amiga Lena também sou aficionado da festa brava, principalmente daquela que se pratica em terras dos nuestros hermanos. O ritual é diferente, é a luta do homem contra o touro, é o vibrar do público com uma série de muletazos…
Mas nos antigos filmes dos tempos da ditadura espanhola conseguimos ver os supostos toureiros a entrar pela calada da noite numa ganadaria para treinarem e aperfeiçoarem… Também nesse período havia espaço para os homens do povo se tornarem verdadeiras legendas do toureio, sendo exemplo o anteriormente mencionado num post, o Paquirri.
Actualmente a festa de touros é um negócio que envolve milhões e o José Tomás é um dos principais expoentes tanto da festa, como desse negócio… O José Tomas, não obstante as suas características técnicas, é um toureiro que se entrega todos os dias, existindo apenas um final, o triunfo ou a morte em praça…
A doação faz com que ele não seja apenas um grande matador, mas passar a ser também um grande homem…
No próximo ano, eu e esse grande aficionado santoamadorense, o José Moreira, temos uma visita programada à Feria de Sevilla e espero que o José Tomás esteja presente nesse fim-de-semana, e já agora, com touros da Ganadaria Vitorino Martin ou Cebada Gago.
A título de curiosidade, sabem que os preços na revenda nas corridas do José Tomás chegam a ultrapassar os 1000 €???
Entre o poço da Corna e o poço dos Bispos (temos tb de mudar de nickname)

Helena Romana disse...

Faço-me desde já convidada! Acompanhar dois homens de peso
(e não é só em quilos)será uma honra.

A prova provada que a politica não influência a amizade, fica bem patente por aqui, amigo "entre o poço da Corna e dos Bispos". Belo nickname, sim senhor.

Anónimo disse...

Pode ser...

O José Tomás este ano não este presente na Real Maestranza, logo na temporada de 2010 deve haver grande expectativa e procura das suas corridas na capital andaluza...

O Santiago Macias pode pagar os bilhetes...

Rita Custódio disse...

Um gesto realmente surpreendente para com a Catalunha que não tem assim tanta tradição de touradas e que tem uma posição muito independente e marcada em relação a isso. Eu também não gosto nada, mas queria aqui elogiar a escolha desta fotografia que é óptima!!! Qual é a fonte?

Santiago Macias disse...

A fotografia é, de facto, muito boa. É de Eloy Alonso e foi difundida pela Reuters. Em Portugal saiu no diário "I", onde colhi a referência.