domingo, 18 de outubro de 2009

FUTEBOL I - O ESTÁDIO DA LUZ

O Avenida da Salúquia 34 já passou as 65.000 visitas. Pela capacidade actual já quase se esgotou o Estádio da Luz. Mas o actual estádio não me enche as medidas. O antigo sim. Tinha uma monumentalidade e um ambiente próprios. Tinha o 3º anel, um espaço tão difícil de explicar aos mais novos como é impossível explicar o que é um LP...
.
O antigo Estádio da Luz foi inaugurado em 1954. Tinha espaço para 50.000 espectadores. Em 1960, com a construção do 3º anel, passou para 80.000. Com o fecho do 3º anel, em 1985, passou a ter uma capacidade superior a 100.000 espectadores, o que fazia dele o maior da Europa. Na final do Campeonato do Mundo de Juniores, em 1991, registou uma assistência recorde de 127.000 espectadores.
.
Foi demolido em 2002.

Recordações pessoais do Estádio da Luz:
.
2.12.1973 - Benfica-Sporting: 2-0 (2 golos de Eusébio; foi a única vez que o vi jogar)
22.5.1977 - Benfica-Porto: 3-1 (o Benfica deu banho de bola dois dias depois de José Maria Pedroto, treinador do Porto, ter dado uma entrevista dizendo que a equipa não jogava nada)
1.3.1978 - Benfica-Liverpool: 1-2 (1ª mão dos quartos-de-final da Taça dos Campeões Europeus, com o Bento a dar dois frangos que dariam muito jeito ao meu amigo Liberato)
19.11.1978 - Benfica-Sporting: 5-0 (o resultado foi feito na primeira parte)
3.10.1979 - Benfica-Aris de Salónica: 2-1 (o Benfica foi eliminado perto do fim do jogo, com um golão de um grego, Semertzidis, num remate feito a mais de 30 metros da baliza)
18.3.1981 - Benfica-Fortuna de Dusseldorf: 1-0 (apuramento para as meias-finais da Taça das Taças)
18.5.1983 - Benfica-Anderlecht: 1-1 (2ª mão da final da Taça UEFA)
4.1.1987 - Benfica-Porto: 3-1 (uma das últimas vezes em que fui ao antigo estádio, num jogo em que não cabia nem mais um alfinete na Luz)

9 comentários:

Jorge Liberato disse...

...a unica recordação que tenho deste estádio,foi quando o benfica ganhou ao Marselha com aquela polémica do Vata, eu estava lá
no 3º anel...

Curioso disse...

A primeira vez que fui ao Estádio da Luz foi nessa grande final do Campeonato do Mundo de Juniores, onde estiveram perto de 130 mil espectadores. Fiquei impressionado... Logo na primeira vez que ia a um estádio grande calhava a ser a Catedral a abarrotar!!! O metropolitano ia cheio, as bancadas estavam apinhadas, as casas-de-banho ficaram fora de serviço devido a essa multidão. Quando começavam a bater com os pés todo o estádio tremia. Foi tremendo!

Ah! E já nessa altura se gritava "Pinto da Costa, vai pró c...o". Já se nutria um certo carinho especial pelo homem em 1991!

Santiago Macias disse...

Amigo Jorge, aquilo não foi "uma polémica". Foi mesmo mão. Mas tendo em conta as bocas do Tapie até soube bem...
E quanto ao carinho que se nutre na Luz pelo Pinto da Costa, não é admirar. O homem é daqueles que gosta de apagar fogos com gasolina.

Anónimo disse...

A única vez que fui ver um jogo ao antigo Estádio da Luz foi em 1990. Segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA. Benfica-AS Roma. Em Roma, apesar de ter jogado bem, o Benfica perdera por 1-0, golo italiano logo nos minutos iniciais da partida. Em Lisboa, parecia que o Benfica poderia dar a volta ao texto. Não deu. A Roma, fazendo juz ao já habitual futebol pragmático dos transalpinos, marcou relativamente cedo - a meio da 1ª parte - e deixou o Benfica pelo caminho. Era no tempo em que os clubes jogavam sempre a eliminar. As fases de grupos viriam pouco mais tarde, numa tentativa de a UEFA assegurar os clubes mais ricos nas suas competições.
O Sporting jogava, à mesma hora, em Mechelen (na Bélgica), onde o categorizado guarda-redes Preud´homme era estrela. Um empate a dois deu a passagem à fase seguinte à equipa "leonina" que nesse ano, chegaría à meia-final da Taça UEFA mas cairía aos pés de uma equipa... italiana, o Inter.
O historial de confrontos entre clubes lusos e transalpinos mantinha uma tradição que, até hoje, raras vezes foi alterada...

Tetracampeão disse...

Tal não é a ciguêra que têm com o FC Porto e o Pinto da Costa...de um post sobre o antigo Estádio da Luz já vamos na inimizade ao PC.

Será que é porque vos papamos os títulos todos desde há 25 anos? Ehehehe

Já agora Santiago...devia acrescentar na última data... "e uma das últimas vezes que vi o Benfica ganhar ao Porto" :)

Saudações desportivas

Dulcineia disse...

My Dear,

So te esqueces-te de dizer que a 1.3.1978 chovia torrencialmente e que quando chegaste a casa até a camisola interior tinhas molhada.

Quanto a 1991 eu fazia parte dos 127.000 e no TERCEIRO ANEL porque os bilhetinhos eram mais em conta.

Teresa Sindicato disse...

Também tenho uma história para contar. Se a minha memória não está falha, o episódio aconteceu bem perto do tal 5-0 do Benfica ao Sporting no antigo Estádio da Luz.

Eu devia ter uns sete ou oito anos e ainda não tinha decidido por quem torcer. O meu pai puxava-me para o Sporting e o meu tio para o Benfica, isto para falar das pressões mais próximas. Até que um dia o meu pai diz-me: "temos de resolver a coisa de uma vez por todas, vamos ver o Sporting - Benfica (no velho Alvalade) e tu depois decides!". Grande alegria a minha, foi a primeira vez que fui a um estádio (quer dizer, já tinha visto o Cova da Piedade no seu antigo estádio, e o Moura no Maria Vitória, mas enfim...).

Antes do jogo o meu pai arriscou a sorte e comprou-me uma bandeira do Sporting que ainda guardo.
Resultado: 7-1 para o Sporting. No fim, a bancada Norte parecia um autêntico inferno, os Benfiquistas pegaram fogo a cartões de sócio, bandeiras, etc... Não me esqueço de outros dois pormenores: quando estava 6-1 o estádio todo gritava "SÓ MAIS UM!, SÓ MAIS UM!",uma clara referência aos 5-0 que o Benfica tinha dado recentemente ao Sporting para a Taça; finalmente, quando já estava consumado o resultado final, os Sportinguistas, vendo os adversários a puxarem fogo às suas próprias bandeiras, deram a estocada final na humilhação, gritando bem alto e em tom de gozo, "BENFICA! BENFICA!".

Enfim, coisas da bola. Nesse ano o Benfica foi campeão, mas perante o 7-1 são poucos o que dão importância a esse facto.

Só muitos anos mais tarde fui ao estádio da Luz, foi o último jogo que lá aconteceu (disto não tenho a certeza), a última partida de qualificação de Portugal para o Mundial de 2002.

Não me lembro quem eram os nossos adversários (mas era uma equipa fraca, o resultado foi goleada). O Estádio estava cheio, realmente a velha Luz era impressionante. Tenho dezenas de fotografias desta despedida tiradas com a minha também velhinha Lomo, se quiseres posso passar-te algumas imagens.

tms disse...

E foi projectado por um arquitecto comunista (João Simões)!

Santiago Macias disse...

Aí podemos dizer que o ambiente vermelho é total...