domingo, 27 de setembro de 2009

LEGISLATIVAS 2009 NO CONCELHO DE MOURA

Resultados de 2009
Votantes
47,59%
Votantes: 6.741
Inscritos: 14.165
PS
Partido Socialista
40,08%
2.702 votos
PCP-PEV
CDU - Coligação Democrática Unitária
25,75%
1.736 votos
PPD/PSD
Partido Social Democrata
13,89%
936 votos
B.E.
Bloco de Esquerda
8,54%
576 votos
CDS-PP
CDS - Partido Popular
6,25%
421 votos
PCTP/MRPP
Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses
1,57%
106 votos
PPM
Partido Popular Monárquico
0,28%
19 votos
MPT-P.H.
FEH - Frente Ecologia e Humanismo
0,22%
15 votos
PPV
Portugal pro Vida
0,19%
13 votos
P.N.R.
Partido Nacional Renovador
0,18%
12 votos
POUS
Partido Operário de Unidade Socialista
0,13%
9 votos
MMS
Movimento Mérito e Sociedade
0,13%
9 votos
MEP
Movimento Esperança Portugal
0,13%
9 votos
EM BRANCO
1.69%
114 votos
NULOS
0.95%
64 votos

O PS vence em 6 freguesias, não logrando o pleno; a CDU ganha em 2 freguesias (comparar com os resultados em 2005 - v. abaixo).
.
Os resultados no concelho de Moura representam uma subida de 5,88 pontos percentuais (mais 167 votos) para a CDUo PS recua 19,25 % (menos 1984 votos).
.
Os factos são estes. Contra factos não há argumentos. E este resultado abre, de facto, as melhores perspectivas para a CDU nas autárquicas de 11 de Outubro.
.
.
Resultados de 2005
Votantes
55,62%
Votantes: 7.898
Inscritos: 14.199

PS
Partido Socialista
59,33%
4.686 votos
PCP-PEV
CDU - Coligação Democrática Unitária
19,87%
1.569 votos
PPD/PSD
Partido Social Democrata
10,08%
796 votos
B.E.
Bloco de Esquerda
3,6%
284 votos
CDS-PP
CDS - Partido Popular
2,87%
227 votos
PCTP/MRPP
Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses
1,77%
140 votos
PND
Nova Democracia
0,37%
29 votos
PNR
PNR
0,2%
16 votos
POUS
Partido Operário de Unidade Socialista
0,2%
16 votos
EM BRANCO
0.86%
68 votos
NULOS
0.85%
67 votos
Em 2005 o PS venceu em todas as freguesias do concelho.

14 comentários:

Anónimo disse...

Pode fazer as leituras que quiser e é livre de as fazer! Lol… Nas legislativas diferentes motivações levam o eleitor a exercer o seu direito cívico…

Para as autárquicas faço a seguinte projecção:
- CDU -> 3 eleitos (elege o Presidente por ser a lista mais votada)
- Partido Socialista -> 2/3 eleitos
- PPD/PSD -> 1 eleito
- CDS/PP -> 0/1 eleito

A minha projecção está fundamentada:
- O PPD/PSD local anda sedento de eleger novamente um vereador, embora tenha dito as legislativas não possam servir de barómetro fidedigno, os 936 votantes são sinal claro da organização interna deste partido;
- A perda de um vereador, ou a manutenção do número actual, no Partido Socialista está dependente da oscilação dos votantes do Bloco de Esquerda;
- Mesmo com a mobilização do PCP acho muito difícil o aumento de votos para os 3600, já que era um aumento de 100% dos votantes de hoje. A sua presença apenas em quarto lugar da lista deixou, julgo eu, a lista mais fraca e acho que isso vai ser marcante na votação;
- Não é a utilização de elementos de etnia cigana que podem tornar a Dra. Sílvia Ramos uma vereadora, tal como no PPD/PSD a mobilização interna do seu eleitorado e aliado ao discurso populista junto dos certos grupos (agricultores, empresários, professores).

Mas tal como dizia o grande lateral direito do FêCêPê, o João Pinto, prognósticos só fim do jogo!

Saudações entre o Ardila e a Toutalga

Anónimo disse...

A diferença percentual de 40% desce para 15% entre o PS e a CDU. Parece-me bem em termos concelhios e acredito que a CDU vai ter um bom resultado no próximo dia 11. Gostaria de ter assistido a uma maior subida da CDU a nível nacional, nestas legislativas. Acho que o preconceito comunista continua enraizado em muitas mentes, na minha opinião, pouco esclarecidas. Basta pensarmos no bom trabalho da CDU em termos autárquicos para idealizarmos, pelo menos, como seria se um dia pudéssemos ter a CDU a definir as politicas nacionais.
Como sempre, voltámos a ouvir as vozes dos coveiros do costume. Como sempre, a conjuntura passará e o PC prosseguirá firme, como grande Partido que foi, é e espero que continue a ser.

B.B.

Santiago Macias disse...

Somos todos livres de fazer leituras, ora essa...
Ainda que o meu amigo me queira ver "fora da carroça", não é caso para me sentir zangado.
O que não podemos é fazer as contas tal como as apresenta. Em 2005 a CDU passou de 1569 nas legislativas para mais de 3600 nas autárquicas. Tenho a certeza que agora teremos uma transferência do mesmo género. Portanto...
Já agora, entre Toutalga e Ardila é Santo Amador. Isto é o que se chama o gato escondido com o rabo de fora.

Anónimo disse...

Caro Santiago,

Deixe-me dizer-lhe que se há partidos em Portugal onde penso que nunca votarei são PCP e BE. Não sou filiado, não tenho partido e já votei em 3 diferentes na minha ainda curta vida eleitoral.

Mas deixe-me dizer-lhe relativamente às autárquicas: a sua lista perdeu e muito com a sua descida para 4º lugar. Concerteza que cada um tem a sua vida e gere-a da melhor forma possível...e compreendo perfeitamente que até tenha outros projectos na sua vida, mas a verdade é que você e o sr. Presidente é que sustentam e dão valia à candidatura.

Na minha visão são duas pessoas bastante competentes e talhadas para o dirigismo autárquico...têm apenas um problema...são comunistas. Problema para mim claro, que não sou.

Acho que é muito provável a vossa vitória no próximo dia 11, mas caso aconteça alguma surpresa, acredite que é pela fraqueza da lista no seu conjunto.

Um conselho para bem do meu concelho, já que muito provavelmente o continuarão a gerir...de futuro preocupem-se melhor na escolha das pessoas, não se preocupem tanto se são filiadas ou não...se são "fanáticos" do PCP ou se vivem mais na "rectaguarda"...a população agradece e vocêm também ganham, porque ao fim de 4 anos sentem o orgulho de ter feito um melhor trabalho.

Boa sorte.

Santiago Macias disse...

Caro anónimo
Tenho pena de não poder falar directamente consigo.
Registo as opiniões e agradeço os comentários simpáticos que faz, mas a verdade é que as equipas valem como um todo.
Devo dizer que não há qualquer rigidez na escolha das pessoas para as listas. Durante mais de 15 anos fui candidato da CDU sem ser militante do PCP. Isso nunca foi problema para o PCP, para mim ou para os eleitores.

Anónimo disse...

Mas não se esqueça que à noite todos os gatos são pardos!

Ardila e a Toutalga

Anónimo disse...

E eu não vejo o comunismo como um problema... Lol...

Entre o Ardila e a Toutalga

Anónimo disse...

Não poderia estar mais de acordo consigo. De facto este resultado abre boas perspectivas para as autárquicas, como você disse a Álvaro Azedo depois das europeias!...

Anónimo disse...

Já são 5ºs! Falta pouco para baixarem da Liga Sagres para a Liga Vitalis. LOL Mas continuam a achar o resultado uma Vitória. Não deviam parar para pensar? Para as Autárquicas e olhando estes resultados,palpita-me uma derrota (não sei se é bom ou mau para o concelho)mas com 3 para o PS; 3 para a CDU e 1 para o PSD.

Anónimo disse...

Prognósticos Autárquicas 09

CDU - 4 veradores
PS - 2 vereadores
CDS/PP - 1 vereador

Atenção à subida eleitoral do CDS,o PSD e PS têm candidatos pouco crediveis principalmente no que às freguesias rurais diz respeito.

Vou votar CDU para a junta de freguesia e CDS para a Câmara.

Pese embora ainda não conheça os projectos destas listas quer para o Concelho quer para as freguesias...

Anónimo disse...

Um dia até podemos falar sobre isto, sem problema nenhum. Gosto de discutir assuntos interessantes com pessoas inteligentes, portanto parece-me viável...um dia que nos encontremos com tempo :)

Mas acho que Moura já merecia uma candidatura transversal, sem partido e que englobasse meia d+uzia de gente inegavelmente capaz e sem interesses político-partidários.

Mas enfim...é apenas um sonho...algo de que Portugal também precisava mas que todos sabemos não ser possível de concretizar.

E a camisa é engraçada...alternativa :)

Santiago Macias disse...

Bom, prognósticos não faltam. Acredito na vitória da CDU, com 4 eleitos.
A camisa é alternativa? Talvez, mas sempre fui mais "mainstream" que alternativo.

Anónimo disse...

esqueceu-se de dizer que votaramm menos 1100 pessoas

Santiago Macias disse...

Não esqueci. Os níveis de abstenção - elevados, como sempre sucede no nosso concelho - estão visíveis no quadro.
Nas autárquicas prevejo uma abstenção a rondar os 45%. Talvez um pouco menos, se algumas pessoas mais renitentes olharem com atenção o trabalho feito. Aí a CDU terá até condições para subir a votação.