quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CARO PRESIDENTE DA JUNTA DE SAFARA

Caro Presidente da Junta de Safara
.
Acompanhei, no decurso dos últimos dias, duas importantes iniciativas que tiveram lugar em Safara. No domingo, estive presente na benção da nova Casa Mortuária; ontem, foi a vez da abertura da Semana Cultural.
.
Fiquei particularmente sensibilizado pela forma entusiástica como o meu amigo se referiu ao apoio da Câmara Municipal às iniciativas que têm lugar na freguesia ou aquelas que a Câmara protagoniza. Reconheceu-o, por diversas vezes, nas suas intervenções, chegando a dizer, na cerimónia de domingo que "o apoio da Câmara é fundamental e sem a Câmara não vamos a lado nenhum". Agradeço a sua franqueza e fico, enquanto vereador e enquanto natural do concelho, feliz pelo contributo que, em conjunto com o Presidente e os meus colegas, pude dar a processos como:
.
A conclusão do processo do Largo das Ameias;
A conclusão do processo do Largo 25 de Abril;
A conclusão do processo do Centro de Artesanato;
A conclusão do processo da Casa Mortuária.
.
Há ainda coisas a fazer? Decerto. É por isso e para isso que aqui estamos. Palavras? Leva-as o vento.
.
Um abraço do
Santiago Macias

6 comentários:

francisco perfeito caetano disse...

Meu caro Santiago Macias
Aqui da Festa lhe mando um trecho de Francisco Rodrigues (Roiz) Lobo (1574-1623)in Corte na Aldeia:
" Isso não (tornou o Prior) porque no primeiro caso a cortesia é uma satisfação da tardança, e o segundo é um acto de um bruto irracional que não merece ser desculpado. Com isto me parece que tenha tocado o que é o cantochão da cortesia, em contraponto há cem mil galanterias e extremos que não cabem em regras tão limitadas; como também o seriam para as cortesias que consistem em palavras a que se não pode pÔr limites(...)E porque me lembra, na divisão que fizeste à inclinação, a principal parte dela me pareceu dizer alguma cousa de sua antiguidade porque já os Hebreus, Persas, Gregos e Romanos usaram inclinar a cabeça por cortesia, como contam Josefo, Plutarco, Eliano e outros autores graves; e esta reverência faziam em sinal de humildade(...) Posto que dos Romanos, Alexandre Severo, sucessor de Heliogábalo, não consentiu que ninguém lhe fizesse esta cortesia, havendo-a por lisonja ".
Sem pretender ser maçudo nem ocamente intelectual, também lhe mando umas considerações de um outro grande Português:
" se alguém vir uma obra e souber que o fim do autor da dita obre é edificar uma casa, esse dirá que a casa está imperfeita. mas se alguém vê uma obra, não tendo nunca visto coisa semelhante nem conhecendo a intenção do artista, não poderá certamente saber se essa obra está perfeita ou imperfeita. tal parece ter sido a primeira significação destes termos. Mas depois que os homens começaram a formar ideias universais, a escogitar modelos de casas, de edifícios, torres etc.,e a preferir uns modelos de coisas a outros, sicedeu que cada um chamou perfeito àquilo que via estar de acordo com a ideia universal que tinha formado deste género de coisas; chamou pelo contrário imperfeito àquilo que via estar menos de acordo com o modelo que tinha concebido, embora, segundo o parecer dos artistas, a obra estivesse completamente acabada": ESPINOSA, Bento de,in Ética.

saudações amigas, pode ser que a gente se veja por aí

Francisco Caetano

francisco perfeito caetano disse...

Rectificação:
Porque não considerar Bento de Espinosa(1632-1677) um grande Português?
Na verdade nasceu na Holanda, filho de pais portugueses (judeus fugidos da Inquisição). As minhas desculpas.
F.Caetano

Anónimo disse...

É tipico do sr presidente da junta de Safara, na presensa do presidente da camara e veriadores, reconhecer, elogiar, enfim "engrachar" é lamentaval é que o discorso mude conforme as circunstancias, e quando as pessoas atraz referidas não estão persentes diga as maiores barbaridades e todo tipo de calonias, por vezes envergonha até quem o esta a houvir.

Santiago Macias disse...

COMENTÁRIO MODERADO:

como natural da localidade referida não queria deixar aqui o meu comentário.
1º Srº Santiago Macias queria aproveitar para lhe transmitir que o senhor tem intelegencia a mais para lidar com essas pessoas
2º agradecre-lhe em nome da população de safara pela obra feita nos ultimos 4 anos.
contimue assim que vái no bom caminho dia 11 CDU sempre
cumprimentos.

francisco perfeito caetano disse...

Não percebi se a resposta era ao anónimo se a mim. Já agora porque não feito por si sem adulterar o texto emendar algumas palavras quanto ao discurso e calúnias. Nos meus textos agradeço essa intervenção.
saudações amigas

Santiago Macias disse...

A resposta era para o anónimo.

Com amizade
Santiago Macias